Jesus preparou bebida alcoólica nas bodas de Caná (João 2:1-11)? Se sim, que implicações isso tem para nós agora?
No mundo de hoje, muitas pessoas só usam bebidas alcoólicas e outras formas de álcool para uma coisa: para ficarem bêbadas. E a Bíblia diz que a embriaguez é pecado: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18)
Casamento em Caná
Portanto, quando chegamos à história de Jesus transformando água em vinho nas bodas de Caná (João 2:1-11), muitas pessoas se perguntam: Jesus está dizendo que não há problema em ficar bêbado? A resposta é um sonoro não! A Bíblia diz claramente que a embriaguez é pecaminosa (Provérbios 20:1, Efésios 5:18). Se for esse o caso, então por que Jesus fabrica álcool? Beber não é pecado?
Última Ceia
Na Bíblia, vemos Jesus e Seus discípulos tomando vinho na Última Ceia (Mateus 26:27-29, ver também João 19:29-30) e o Apóstolo Paulo recomendando que Timóteo bebesse um pouco de vinho por motivos de saúde (1 Timóteo 5:23). A Bíblia não condena totalmente o consumo de álcool, embora condene o consumo de qualquer quantidade de álcool que possa causar embriaguez. Portanto, segundo a Bíblia, é aceitável beber vinho, cerveja, licor ou outras bebidas alcoólicas, desde que em quantidades pequenas o suficiente para não ficar bêbado.
Jesus aprovou o consumo de vinho
Portanto, porque a Bíblia aprova o consumo de álcool, não deveria ser um problema para nós acreditar que Jesus transformou água em vinho. Algumas pessoas afirmam que Jesus só fez suco de uva não fermentado que não é como o vinho alcoólico de hoje. No entanto, não há evidências confiáveis para apoiar essa afirmação. Portanto, é seguro presumir que o vinho que Jesus fez em Caná era alcoólico, semelhante ao vinho de hoje, e que Jesus aprovava beber vinho e outras bebidas alcoólicas, mas não ao ponto da embriaguez.