Pular para o conteúdo

O que significa “o tempo presente” e a “idade futura”?

  • por

O Antigo Testamento fala sobre um tempo presente de pecado e um tempo futuro de redenção. Da mesma forma, o Novo Testamento estabelece duas eras: esta era e a que está por vir. A palavra “idade” refere-se a um longo período de tempo, às vezes eterno. O apóstolo Paulo afirma em Efésios 1:21 que Deus assentou Cristo “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro”.

A era atual

Conhecido na Bíblia como “esta era, este tempo, a era presente, este mundo”. Abrange o período desde a criação até a segunda vinda de Jesus Cristo. Esta era é caracterizada da seguinte forma: está cheia de desobediência (Efésios 2:2), é má (Gálatas 1:4), conhece o sofrimento (Marcos 10:29-30) e a morte (Lucas 20:34-40) , sua filosofia é terrena, não espiritual e demoníaca (1 Coríntios 1:20; Tiago 3:15).

Satanás, embora preso, influencia esta era caída e perversa, que continuará até o retorno de Cristo, quando Ele trará consigo a era vindoura e a consumação do Seu Reino (2 Coríntios 4:4; 1 João 5:19).

A idade que está por vir

Conhecido na Bíblia como “o século que está por vir, a era que está por vir”. Começa na segunda vinda de Cristo e dura por toda a eternidade. Esta era é caracterizada da seguinte forma: é eterna (2 Coríntios 4:18), todo domínio, autoridade e poder que se opõe aos propósitos de Cristo é destruído (1 Coríntios 15:24-26), os corpos daqueles que estão em Cristo são completamente redimidos (Romanos 8:23), a nova criação atingiu a sua plenitude (Romanos 8:21).

Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre e o Reino de Deus será consumado em Cristo no fim dos tempos (Apocalipse 20:10; 22:1-5).
Aproveitando hoje as bênçãos da era que está por vir. Porém, nesta era presente já estamos desfrutando de bênçãos da era vindoura, por exemplo: Cristo já está reinando no tempo presente e, através do Seu povo, o Reino está sendo proclamado (Efésios 1:20-21; 2:6 ), o selo do Espírito Santo no cristão é a garantia de uma herança eterna (Efésios 1:14) e o novo nascimento do pecador, que ele recebeu somente em Cristo, é o início da nova criação que se espera na era vindoura (2 Coríntios 5:17).

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *