A maioria das pessoas que afirmam ser cristãs concordaria alegremente em participar de uma competição de perguntas sobre a Bíblia, de dramatizações de personagens bíblicos ou até mesmo de ler lições durante o culto na igreja. Quando se trata de compartilhar o evangelho com um estranho ou amigo fora do círculo da igreja, muitos de nós hesitamos em fazê-lo. Jesus nos dá a “Grande Comissão” em Mateus 28 para espalhar as boas novas até os confins da terra, para que todas as pessoas e nações O conheçam.
A Bíblia aponta abertamente que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Romanos 10:17). É crendo em nosso Senhor Jesus e compartilhando a Palavra através do nosso testemunho que podemos atrair outros a Cristo. Quando compartilhar o evangelho se tornar parte de nossa vida cotidiana, seremos capazes de testemunhar melhor às pessoas em nossa vizinhança, local de trabalho, entre amigos ou em qualquer lugar que formos. Romanos 10:15 diz “Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!”
Nesta época em que a tecnologia e as redes sociais substituíram os métodos anteriores, temos muitas formas de divulgar a Palavra de Deus. Vejamos as opções disponíveis:
- Leve folhetos e cartões impressos para evangelizar as pessoas quando viajar ou sair. Esteja disposto a falar com as pessoas sobre o amor de Deus, como está escrito no Novo Testamento e orientá-las para obter mais ajuda. Vá em frente e presenteie amigos com decoração, artigos de papelaria, canecas de café e adesivos de parede que contenham versículos bíblicos encorajadores como lembretes.
- Compartilhe Bíblias de bolso com as pessoas se você iniciar uma conversa fora de casa. Se a sua comunidade inclui pessoas que falam vários idiomas, elas apreciarão uma Bíblia oferecida em seu idioma. Deixe que as pessoas sejam atraídas a ouvir a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo (através da Palavra) e tomem nota do seu compromisso de levar uma vida justa.
- O lar é um ótimo lugar para compartilhar a fé, estudar a Palavra e orar juntos em família. Nosso testemunho começa em casa. Quando a família tem Deus como cabeça da casa, brilha maior amor entre os cônjuges e orienta todos os membros da família para a piedade. Deuteronômio 6: 4-9 conhecido como “Shemá” é um mandamento de Yahweh aos israelitas, pedindo-lhes predominantemente que meditem, confiem e reverenciem a Deus do amanhecer ao anoitecer.
- Você pode convidar outras pessoas para um estudo bíblico em grupo ou sessões de louvor e adoração. Um grupo de cristãos unidos forma grandes guerreiros de oração e intercessores. Eles também podem evangelizar como um grupo na vizinhança ou estender a mão às pessoas pobres e oprimidas da sua área.
- É uma alegria ver os adolescentes do Ministério Juvenil usarem camisetas com slogans de versículos bíblicos ou encorajarem outros a aceitarem Jesus como Salvador. Pulseiras de amizade como WWJD (O que Jesus faria?) também são comuns em muitos lugares para lembrar alguém de permanecer na semelhança de Cristo. A impressão de nuvens de palavras em camisetas é comum hoje em dia e elas podem ser usadas em grupos da igreja para eventos ao ar livre. Eles podem ser personalizados e impressos online ou em estúdios/lojas da sua localidade.
- Inicie uma conversa com outras pessoas no transporte público. Muitas pessoas estão dispostas a falar sobre os problemas do mundo e em busca de soluções. Esteja pronto para falar sobre isso por que o mundo hoje está em estado decaído e só Jesus é a esperança de um reino novo e piedoso. Esteja pronto para responder em qualquer época e pesquise e estude as Escrituras para ajudar os incrédulos com suas perguntas.
- As redes sociais são uma ótima plataforma para propagar histórias inspiradoras de heróis da fé cristã, exposições e passagens da Bíblia. Compartilhe filmes cristãos (como O progresso do peregrino, Sala de guerra), que estão prontamente disponíveis para os crentes assistirem na internet. Algumas pessoas são ótimas em fazer podcasts. Pode tentar gravar mensagens cristãs em áudio que possam inspirar e trazer outras pessoas a Cristo. Usar os talentos para compartilhar as boas novas vem de um grande amor e intimidade com o Senhor. Ore para que o Espírito Santo guie como e onde o Evangelho precisa ser proclamado.
- Junte-se ao ministério prisional da igreja ou como membros leigos para alcançar essas áreas. Ter presbíteros piedosos na igreja ajuda a proclamar a Palavra de Deus com ousadia. Ser caridoso com as pessoas necessitadas, apoiar aqueles que perderam um ente querido ou visitar os enfermos nos hospitais é outra maneira de espalhar o amor de Cristo e consolá-los, conforme mencionado em 2 Coríntios 1:3-4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.”
- Oriente algumas pessoas e incentive-as a espalhar o Evangelho e a compartilhar testemunhos em grupos de estudo ou nas redes sociais. Quando um amigo ligar para falar sobre um problema, tenha uma atitude reconfortante e ore com ele garantindo a soberania e orientação de Deus sobre aquela situação. Ajude-os a tomar uma decisão moral e a apontar para a Palavra de Deus em busca de sabedoria e entendimento.
- Escrever devocionais é uma ótima maneira de espalhar o evangelho. Você pode criar devoções baseadas em personagens bíblicos, temas, testemunhos pessoais ou pensamentos que o Espírito Santo enche você enquanto você medita na Palavra de Deus. Compartilhe-os com amigos por meio de mensagens de áudio, videoclipes, blogs, sites, como livreto impresso ou até mesmo como livro!
Romanos 1:16 marca as palavras do apóstolo Paulo: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.
Sabemos que Paulo levou a Palavra de Deus de Jerusalém à Ilíria e não parou nem hesitou em nenhum momento de proclamar o Evangelho. Nos bons momentos e durante o sofrimento, ele encorajou os crentes e escreveu cartas a cada igreja para que se mantivessem firmes na fé. O mesmo acontece com cada crente que encontrou alegria em Cristo – as boas novas da nossa redenção e o amor por Cristo devem incentivar-nos a proclamar o evangelho aos outros. Que o Espírito Santo trabalhe em nossos corações para sermos testemunhas ousadas Dele através de nossas palavras e ações.