Pular para o conteúdo

Ir ao médico depois de orar por cura é falta de fé?

  • por

A resposta rápida a esta pergunta é “de jeito nenhum”, mas vou referir alguns detalhes aqui. Hebreus 11:1 diz: “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”.
A fé do cristão é uma fé em Deus. Temos certeza de que Ele existe, embora não possamos vê-LO. Temos confiança em tudo o que Ele disse e preparou para nós. E tudo o que a Bíblia nos diz sobre Deus, o céu e o futuro. Acreditamos e estamos confiantes de que será exatamente como Ele disse.

Deus cura de maneiras milagrosas

Quando estamos doentes, a primeira ação é sempre orar. O próximo passo pode ser óbvio, tomar paracetamol para dor de cabeça, ir ao pronto-socorro por causa de um osso quebrado, mas alguns outros problemas podem não ser tão fáceis de avaliar. Deus colocou todos nós em um mundo que está danificado e ferido pelo pecado. Doença, enfermidade, até depressão e finalmente a morte são coisas que todos encontraremos.

Na Bíblia havia médicos. O mais famoso é Lucas, que viajava frequentemente com Paulo e finalmente juntou-se a ele em sua viagem a Roma. Sabemos que Paulo tinha uma doença da qual sofria muito e implorou ao Senhor que o curasse. O Senhor respondeu: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9). Sem dúvida, o médico Lucas cuidou de Paulo quando ele estava passando por dificuldades. Além de tratar sua doença, ele provavelmente ajudou com ferimentos causados por espancamentos, aconselhou quando Paulo estava exausto e ajudou de outras maneiras. Deus cura de maneiras milagrosas. Mas mesmo assim, havia pessoas doentes no tempo dos apóstolos que precisavam da atenção de um médico.

Senso comum

Os médicos receberam habilidades dadas por Deus para ajudar os doentes e fracos, sejam eles cristãos ou não. Químicos e farmácias têm pílulas e remédios que Deus deu às pessoas a habilidade de fabricar. Quando estamos doentes, Deus nos deu bom senso. E com exceção de alguns problemas de saúde, consultar um médico é sempre uma boa ideia. Se você está resfriado ou com problemas de estômago porque comeu demais, com dor de cabeça por tentar trabalhar durante a noite e com problemas facilmente diagnosticáveis, o bom senso lhe diz para descansar. E, por exemplo, tomar um remédio para resfriado. Quando se trata de problemas de saúde cuja causa você não tem ideia, então uma visita ao médico é de bom senso, uma decisão sábia e totalmente alinhada com a Bíblia.

Templo do Espírito Santo

Podemos ter orado, mas talvez não saibamos se Deus curará se não curar instantaneamente. Sim, algumas pessoas foram milagrosamente curadas em resposta à oração, mas outras sofreram dor, miséria e até morte ao recusarem ir ver um médico e alegaram “O Senhor vai curar-me”. Deus nos deu um corpo para cuidarmos da melhor maneira possível. Ele o chama de templo do Espírito Santo que habita em nós, e assim como os sacerdotes e levitas do Antigo Testamento receberam a solene incumbência de cuidar do templo, nós também recebemos a incumbência de cuidar de nossos corpos.

Se você estiver doente, ore e vá ao médico. Você não sabe se Deus quer curá-lo através dos poderes restauradores do seu corpo, através da Sua intervenção milagrosa ou através da habilidade que Ele deu aos médicos. Use tudo e agradeça a Ele pela sua cura, seja qual for a maneira que Deus escolher para te curar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *