Pular para o conteúdo

8 Razões contra a ansiedade

  • por

Muitas pessoas se sentem preocupadas com todo o tipo de coisas. Mas Jesus nos diz: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida” (Mateus 6:25). Ele nos dá vários bons motivos para não nos preocuparmos.

1. Se você está ansioso, suas prioridades precisam mudar

Jesus diz que você não pode servir a Deus e ao dinheiro ou aos bens materiais ao mesmo tempo (Mateus 6:24). Se nos preocuparmos com todo o tipo de coisas terrenas, isso mostra que nossos corações estão mais focados nessas coisas do que em Deus. Essa é uma afirmação séria. As palavras de Jesus ensinam que estar ansioso não é apenas errado para nós próprios, é um sinal de que as nossas prioridades na vida estão desequilibradas, que nos preocupamos demasiado com os “tesouros da terra” em vez dos “tesouros do céu”. Vista sob esta luz, a ansiedade não é apenas errada, mas pecaminosa! Você já considerou a ansiedade sob essa luz?

2. A vida é mais importante que a comida

A alimentação e o vestuário pertencem às nossas necessidades básicas e podem consumir muito do nosso tempo, dinheiro e atenção. Eles podem facilmente se transformar em motivo de ansiedade. Mas Jesus ressalta que na verdade é ilógico ficar ansioso com comida e roupa, pois “a vida é mais que comida e o corpo é mais que roupa” (Mateus 6:25). Visto que o Senhor Deus é a origem e fonte da vida, acha que Ele também não se importaria com o alimento para sustentar a vida que Ele criou? Visto que Ele formou nossos corpos “de maneira terrível e maravilhosa” (ver Salmos 139:13-14), acha que Ele também não se importaria com as roupas? Quando estamos ansiosos, tendemos a nos concentrar no que nos incomoda. Jesus exorta-nos a ver as coisas numa perspectiva celestial.

3. Você vale mais que os pássaros

Além do pensamento lógico de que a vida é mais importante que a comida e o corpo é mais importante que a roupa, Jesus nos diz para olharmos ao nosso redor. A natureza nos oferece muitos exemplos da bondade e fidelidade de Deus. “Olhai para as aves do céu: elas não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros, e ainda assim vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós mais valor do que eles?” (Mateus 6:26). Encontramos uma linha de pensamento semelhante no livro de Jó: “Pergunta aos animais, e eles te ensinarão; as aves dos céus, e elas te contarão… Nas mãos [de Deus] está a vida de todos os seres vivos e o fôlego de toda a humanidade” (Jó 12:7-10).

Bem, Jesus diz, se Deus cuida dos pássaros, acha que Ele não cuidaria de você? Afinal, “valeis mais do que muitos pardais” (Lucas 12:7).

4. A ansiedade não te ajuda

Muitas pessoas querem viver uma vida longa. Alguns não medem esforços para adotar um estilo de vida saudável e os cientistas procuram formas de aumentar a esperança de vida das pessoas e prevenir o envelhecimento. Mas ficar ansioso com sua vida não o ajudará a viver mais. “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6:27). Em outras palavras, não faz sentido se preocupar. É inútil.

5. Você vale mais que uma flor do campo

Mais uma vez Jesus volta nossa atenção para a natureza: “E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” (Mateus 26:28-29). Claramente, estas plantas não fizeram nenhum esforço para terem uma boa aparência. Além disso, as ervas não são particularmente valiosas. Elas são cortadas para servir como combustível ou são facilmente destruídas por uma tempestade. Muitos pensam que não vale a pena prestar muita atenção a essas flores silvestres. E ainda assim elas são lindas! Mais bonito que o rei mais rico da história de Israel, o rei Salomão. O próprio Deus “os veste”. Ele lhes dá beleza, mesmo que floresçam apenas por um dia. A partir deste exemplo, Jesus faz a pergunta: “Não vos vestirá muito mais a vós, ó homens de pouca fé?” (Mateus 6:30).

6. Os crentes têm um Pai amoroso no céu

Em Mateus 6:31-32, Jesus menciona outro motivo para não ficarmos ansiosos. Se você está constantemente preocupado com comida ou roupas, você é como alguém que não conhece a Deus. Você age como se não tivesse um Pai celestial que prometeu cuidar de você! Na verdade, isso é um insulto grosseiro para Ele. Consciente ou inconscientemente, você desconfia de Sua bondade e onipotência. No entanto, somos chamados repetidas vezes a lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). E o próprio Jesus nos ensina a orar: “Pai nosso que estás nos céus… O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:9-11).

Jesus acrescenta outra promessa. Se nos concentrarmos no Reino de Deus e na Sua justiça, Ele nos dará o que precisamos (Mateus 6:33). O que é isso exatamente? Ora, nosso Pai celestial sabe melhor do que ninguém! Você confia em Deus como seu Pai amoroso?

7. Cada dia já tem problemas suficientes

Um antigo poema, provavelmente escrito por Thomas Chatterton no século XVIII, é o seguinte:

As dores que tememos sofrer
São as dores mais doridas
Os sofrimentos que antecipamos viver
São já de pensar os mais sofridos.
[Tradução livre]

Este poema pode muito bem ser inspirado nas palavras de Jesus em Mateus 6:34: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia deamanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Temos muito que lidar às vezes. É tolice acrescentar preocupações com o futuro ao nosso fardo diário. Isso é simplesmente demais e nos impede de desfrutar o bem que recebemos das mãos de Deus hoje. Nós entraríamos em colapso sob o fardo se assumíssemos os cuidados durante uma semana, um mês ou um ano inteiro em um único dia. Não só é impossível suportar hoje os fardos do futuro, como também é desnecessário. Pois Deus está no controle do futuro – tanto quanto do presente. Podemos confiar o nosso futuro aos Seus cuidados.

8. A ansiedade pode nos distrair do que é mais importante

Quando Jesus estava viajando por Israel, uma mulher chamada Marta acolheu Jesus e Seus discípulos em sua casa. Isso foi muito bom. A hospitalidade em geral é elogiada na Bíblia, e abrir a sua casa para Jesus Cristo é uma oportunidade muito especial de servi-Lo! Marta levou isso muito a sério. Ela estava ocupada com todos os preparativos que deveriam ser feitos para um grupo tão grande de convidados. Na verdade, ela estava tão “ansiosa e preocupada com muitas coisas” que se esqueceu de ouvir as palavras de Jesus. Ela não teve tempo e paz de espírito suficientes para sentar e passar algum “momento de silêncio”. Jesus gentilmente a repreendeu por isso: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária.” (Lucas 10:41-42)

As ansiedades de Marta a distraíram do que era mais importante. Enquanto servia ao Senhor, ela se esqueceu de realmente ouvi-Lo. A história dela também é um alerta para nós. Se você ama Jesus e tem como prioridade servi-Lo de diversas maneiras, preste atenção para que o seu serviço não te deixe “ansioso e afadigado”. Não deixe que “muitas coisas” o impeçam de passar tempo com o Senhor e ouvir Suas palavras!

Conselhos práticos: combater a ansiedade através da oração

Na sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo deu conselhos valiosos sobre como combater a ansiedade. Ele provavelmente estava falando por experiência própria, já que estava preso por causa de sua fé e aguardava julgamento! Não importa o que aconteça, diz Paulo, podemos contar tudo a Deus e deixar nossas preocupações e pedidos em Suas mãos (Filipenses 4:6). Se fizermos isso, “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7).

Esta paz de Deus pode ser experimentada quando estamos unidos a Cristo Jesus e é uma proteção eficaz contra a ansiedade. Como Jesus disse aos Seus discípulos: “Eu vos disse estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis muitas aflições. Mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo” (João 16:33).

Você sente paz quando leva suas preocupações a Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *