A palavra ‘alegria’ vem da raiz grega ‘chara’ e significa ‘estar extremamente feliz’. Embora a felicidade possa ir e vir com base nas circunstâncias e nas pessoas ao seu redor, a alegria é diferente. Tiago 1:2 diz: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações…” Como é possível conectar provações com alegria? Porque a alegria tem a ver com paz interior e contentamento. É duradouro e não se baseia em circunstâncias externas, mas internas. Esse tipo de alegria é alegria em Deus.
Persevere nas provações
Como podemos encontrar alegria em Deus? Tiago 1:3-4 diz: “sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Encontramos alegria em Deus à medida que perseveramos nas provações com a ajuda de Deus, e a nossa fé Nele amadurece e é fortalecida.
Isto é claramente ilustrado no livro de Filipenses, escrito pelo apóstolo Paulo enquanto estava preso em Roma. Ele usa as palavras “alegria”, “alegrar-se” e “alegre” dezesseis vezes e nos ensina como ter verdadeiro contentamento em Jesus Cristo, apesar das nossas circunstâncias. Acorrentado e consciente de que sua vida estava chegando ao fim, Paulo falou sobre sua fé e confiança em Cristo e sua perspectiva sobre o sofrimento. Em Filipenses 1:12-24, Paulo diz que por causa de sua prisão de dois anos, toda a guarda romana ouviu o Evangelho dele, e ele se espalhou por toda Roma. No versículo 18 Paulo diz: “Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda“.
Como conseguir essa alegria
Ter alegria é tão importante para um cristão, que antes de Jesus ser preso Ele falou sobre isso: “Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós,e a vossa alegria seja completa”. (João 15:11)
Vamos examinar João 15:4-5 e João 15:9-10 para ver o que Ele disse para que possamos saber como ter Sua alegria em nós:
“Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” (João 15:4-5)
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. (João 15:9-10).
Primeiro, vamos ver o que significa “permanecer” na videira. Observe que na natureza o ramo se entrega completamente à videira e existe apenas para a videira. Da mesma forma, Jesus quer que nos entreguemos a Ele e vivamos para Ele (versículo 4). Segundo, devemos depender Dele. O ramo não pode fazer nada sem a videira. Somente quando não somos nada em nós mesmos é que Deus pode fazer tudo através de nós (versículo 5). Terceiro, devemos descansar em Seu amor (versículo 9) e quarto, temos que obedecê-Lo (versículo 10).
É muito importante para nós termos alegria em nossas vidas. Caso contrário, não seremos testemunhas credíveis de Cristo.