Qualquer que seja a verdade sobre como o dia 25 de dezembro se tornou o dia de Natal, é claro que é muito improvável que Jesus tenha realmente nascido nessa data. Importante não é a data, mas o fato de Jesus Cristo ter nascido. Ele veio para nos salvar dos nossos pecados, e esse é um grande motivo para comemorar!
Os primeiros cristãos não comemoravam o aniversário de Jesus
Nos primeiros séculos, os cristãos não celebravam o aniversário de Jesus. Celebrar aniversários era visto como algo pagão. Por volta do ano 200 d.C., os cristãos começaram a falar sobre o aniversário de Jesus. As datas propostas naquela época não incluíam 25 de dezembro. Mas 150 anos depois, e provavelmente um pouco antes disso, 25 de dezembro tornou-se a data aceita. Isso não era universal. Até hoje, a antiquíssima igreja armênia celebra o Natal no dia 6 de janeiro.
Como a igreja chegou ao dia 25 de dezembro
Como a igreja chegou ao dia 25 de dezembro não está claro. Muitas pessoas ouviram dizer que a igreja decidiu celebrar o Natal nessa data para competir com duas festas pagãs, o aniversário de Mitras e ainda mais importante, o “nascimento do sol invencível”. No entanto, este segundo festival só teve origem em 274 DC, quando o imperador o instituiu. É mais provável que o imperador tenha tentado competir com uma data que a igreja já aceitava como Natal do que o contrário!
O imperador Constantino
Também é frequentemente afirmado que o imperador Constantino decidiu a data do Natal em 336 DC. É sem dúvida verdade que o seu reconhecimento oficial do dia ajudou o Natal a ganhar destaque como feriado oficial. No entanto, é quase certo que o Natal foi celebrado no dia 25 de dezembro antes disso. Os donatistas se separaram do resto da igreja no ano 312 e foram inflexíveis em manter suas antigas tradições. No entanto, uma citação do patriarca da igreja, Agostinho, parece implicar que eles celebravam o Natal em 25 de dezembro, o que colocaria a sua origem claramente antes de 312.
25 de março
Uma teoria historicamente mais sólida é aquela que soa estranha aos ouvidos modernos. Na história da igreja primitiva, alguns calcularam a data da morte de Jesus como 25 de março. Por causa da unidade da história da salvação através de Jesus, os teólogos presumiram então que a concepção de Jesus também ocorreu em 25 de março. Na Igreja Católica Romana, no dia 25 de março ainda é celebrada a Festa da Anunciação. E, claro, 9 meses depois de 25 de março é 25 de dezembro.
Não podemos ter certeza sobre a data do nascimento de Jesus. Mas podemos ter certeza do Seu amor por nós. E isso é o principal! “Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lucas 2:14).