“Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.” Gálatas 5.16-17
O processo de renovação diária alimenta o íntimo, o homem espiritual. Muitos crentes têm negligenciado a importância da prática devocional e, mesmo assim, vivem usando a justificativa para pecados cometidos, dizendo que “a carne é fraca”.
O espírito e a carne combatem um ao outro; quanto mais um lado é fortalecido, maior será a probabilidade de sua vitória. Essa é a razão pela qual é tão importante ter um tempo diário de intimidade e meditação na Palavra.
RAÍZES SANTAS
No livro “O Devocional Diário” de Luciano Subirá, o autor retrata como é importante entender a prática do tempo diário com Deus e o resultado que esse hábito traz na renovação espiritual.
“Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.” 2Coríntios 4.16
Todos precisam de uma renovação diária; as Escrituras afirmam que o ser exterior há de se desgastar, seja à deterioração física proveniente do envelhecimento natural ou à corrupção do pecado.
De uma forma ou de outra, dia após dia, a carne se desgastará; mas o espírito tem um renovo especial da parte do Senhor. Dia a dia, o ser interior é renovado no secreto, na devoção e intimidade com o Pai.
Essa prática alimentará o espírito e o deixará mais forte do que a carne, e assim o pecado não será uma tormenta impossível de ser vencida.
A falta da renovação diária tem causado endurecimento de corações e a queda de muitos. É preciso decidir e tomar uma posição intencional. Assim como Paulo orienta a igreja de Éfeso, é nos dias de hoje. É preciso se encher continuamente do Espírito Santo.
Os mesmos apóstolos que foram cheios do Espírito no dia de Pentecostes (At 2.1-4) passaram por um novo enchimento logo depois (At 4.31).
Não há como permanecer cheio do Espírito sem a busca por Ele.
TEMPO DE BUSCA
Watchman Nee foi um influente líder cristão e pregava sobre a importância do tempo de dedicação e busca pelo Senhor. Ele acreditava que os primeiros momentos do dia com Deus trazem benefícios espirituais.
“Os que se levantam cedo colhem muitos benefícios espirituais. As orações em outros horários do dia não se comparam com as orações de manhã cedo. A leitura da Bíblia em outros horários do dia não se compara com a leitura cedo pela manhã. A comunhão com o Senhor em outros horários não se compara com aquela de manhã cedo. Cedo pela manhã é o melhor período do dia. Precisamos despender o melhor período do dia, de manhãzinha, diante do Senhor, em vez de gastá-lo em outras coisas. Alguns cristãos gastam o dia inteiro em outros assuntos e se ajoelham para ler a Bíblia e orar somente à noite, quando já estão quase indo dormir. Não é de admirar que sejam ineficazes na leitura bíblica, nas orações e comunhão com o Senhor.” Watchman Nee – Lições Para o Viver Cristão
Que o Senhor te conduza na jornada por constância e intimidade com Ele. Há uma riqueza presente no tempo de devoção, desfrute do lugar secreto, dedique-se em sua busca pelo Espírito Santo e viva experiências que transformarão os seus dias. Não desperdice seu tempo com coisas banais que não trarão benefício algum. Dedique-se a buscar ao Senhor e viva uma vida completamente rendida aos pés de Cristo.
“E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.” Romanos 11.16
Texto baseado no livro “O Devocional Diário” de Luciano Subirá. Adquira já em nossa loja.orvalho.com