Como os cristãos lidam com as provações?
Há um velho ditado que diz: “dos fracos não reza a História”. De muitas maneiras, adoro esse ditado porque ele nos chama à perseverança e ao trabalho árduo. Pois muitas pessoas enfrentam muitos desafios todos os dias e são capazes de “colocar o queixo para cima” e enfrentar esses desafios com determinação e trabalho árduo. Porém, como lidar com os momentos em que a vida parece estar desmoronando, a luz no fim do túnel não pode ser vista e parece que toda a esperança de voltar à vida normal se foi?
O que lemos em Tiago
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)
“Eis que temos por bem aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”. (Tiago 5:11)
Pessoalmente, eu costumava me encolher com esses versículos. Como alguém pode considerar tudo uma alegria quando acaba de enterrar um ente querido ou experimenta algum tipo de dor profunda? Tiago está sendo realista aqui? Deveríamos apenas fazer uma cara feliz e seguir em frente? O espaço não me permite aprofundar essas respostas, mas quero dizer algumas coisas que acredito serem úteis.
Em Tiago 1:2 a palavra “sabendo” também poderia ser traduzida como considerar, reflectir ou pensar. Observe que não diz que teremos uma resposta emocional de alegria. Este é um ato de confiança no caráter de Deus que em nossas provações consideramos tudo motivo de alegria e gozo. O ato de confiar no caráter de Deus deve ser uma decisão proposital.
Devemos conhecer nosso Deus
Uma parte deste conhecimento de Deus deve ser um conhecimento experimental de Sua bondade. Em nossas vidas devemos ter depósitos de momentos em que possamos olhar para trás e ver a bondade de Deus em nossas vidas. Onde podemos ver como Ele nos ajudou em momentos difíceis ou nos abençoou de maneiras que estavam muito além de nossas expectativas.
A cruz de Jesus
Em última análise, devemos olhar para a bondade de Deus demonstrada na cruz de Jesus. Na cruz, Deus demonstrou o Seu grande amor pelo Seu povo, pois a penalidade pelos nossos pecados foi paga pelo nosso Salvador. Esta é a nossa base enquanto passamos por “provações de vários tipos”. Ao olharmos para trás, para a cruz, podemos olhar para frente, com confiança, sabendo que Deus é bom e que Ele é mais do que capaz de fazer com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que são chamados de acordo com o Seu propósito (Romanos 8:28). .
O que você aprendeu da Bíblia esta semana?