Pular para o conteúdo

Pode beijar antes do casamento?

  • por

Em algumas culturas, o beijo é uma forma comum de saudação entre amigos e familiares. Esta questão é claramente sobre algo diferente; é sobre o beijo romântico entre amantes. Pode beijar antes do casamento?

Namoro na Bíblia

Não existem “regras” claras na Bíblia sobre namoro e noivado, simplesmente porque na época em que a Bíblia foi escrita, o namoro não existia realmente. Naquela época – como em algumas culturas hoje – era comum os pais escolherem o futuro cônjuge dos filhos e casá-los sem um período de namoro prévio. Portanto, os cristãos hoje em dia têm de aplicar princípios bíblicos a uma “nova” situação se na sua cultura o namoro for comum em vez de casamentos arranjados.

Alguns limites claros

Vamos primeiro mencionar alguns limites que são claros, antes de discutir as questões mais subtis. Deus criou o sexo para ser desfrutado no casamento. Toda atividade sexual fora do casamento é pecado. É chamado de “imoralidade sexual”, e isso 15 (Efésios 5:3). Isto também se aplica a casais que estão namorando, uma vez que (ainda) não são casados. Deus dá essas regras para o nosso próprio bem-estar, porque a intimidade é vulnerável. Deus quer que evitemos a dor que advém do rompimento de um vínculo entre duas pessoas que “se tornaram uma” sem terem jurado fidelidade e amor incondicional.

Embora apenas a Bíblia tenha autoridade absoluta, os cristãos também devem respeitar as regras culturais relativas ao namoro. Estes podem variar de uma cultura para outra, e algumas podem ser melhores que outras. Mas desde que essas regras ou costumes não contradigam as prescrições bíblicas, é bom guardá-las.

O namoro é para nos conhecermos

Namoro não é o mesmo que saídas. Embora encontros possam ser de natureza superficial e ter como objetivo apenas conhecer possíveis cônjuges, o namoro é uma fase mais séria do relacionamento entre duas pessoas cujo objetivo é casar. Neste momento de preparação para o casamento, é importante conhecermo-nos bem, pois entrar no vínculo matrimonial para toda a vida deve ser uma decisão bem ponderada e informada. E conhecer alguém requer um certo nível de intimidade. Isso não quer dizer que a intimidade física seja a parte mais importante de um relacionamento de namoro. Conhecer o coração, o caráter, as opiniões, a visão de mundo, os amigos e a família uns dos outros é certamente mais importante, e isso não precisa de intimidade física. O nível de intimidade que os cristãos podem alcançar antes de cair em pecado sexual varia de um relacionamento para outro. Para muitos, beijar pode não ser problema. Para outros, pode ser.

Evite tentações

Uma pergunta muito importante a se fazer é se seus atos de afeto são feitos com a consciência limpa diante de Deus, ou se farão com que você (ou seu parceiro) caia em tentação ou peque. Se este for o caso, você deve evitá-lo. É claro que quanto mais íntimo for o ato, maior será a probabilidade de cair em tentação. Mas pode haver diferenças entre uma pessoa e outra. Os casais devem estar abertos um ao outro sobre as suas lutas aqui, estabelecer “limites” seguros no seu namoro – e respeitá-los.

Você não está sozinho

Embora o namoro seja um relacionamento muito pessoal entre duas pessoas, não se trata apenas de vocês dois. Manter-se puro é sua própria responsabilidade, mas também há um papel para outras pessoas ao seu redor, como familiares e amigos, que podem apoiá-lo e ajudá-lo a proteger seus “limites”. Por exemplo, muitos consideram sábio que os casais não casados não passem (muito) tempo a sós, para protegê-los das tentações. Mas isso só funciona dentro de uma comunidade que cria outras oportunidades para o casal passar tempo e se conhecer em diversos ambientes sociais. Esta comunidade pode ser composta por familiares ou amigos do casal, mas também pode ser uma responsabilidade da igreja local que o casal frequenta ou de outros irmãos cristãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *