“… que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo” (Hebreus 7:27).
Sacerdotes da antiga aliança
O autor de Hebreus pinta duas imagens de grande contraste: os sacerdotes do passado e Jesus, o novo sumo sacerdote. Os sacerdotes da antiga aliança eram pessoas comuns, assim como você e eu. Eles só poderiam servir por alguns anos e eventualmente morreriam, assim como você e eu. Quando ofereciam sacrifícios pelo povo, primeiro tinham que oferecer sacrifícios por si mesmos, porque eram pessoas pecadoras, assim como você e eu. Os sacrifícios tinham que ser oferecidos repetidas vezes porque nunca eram suficientes para tirar o pecado. Esta imagem parece imperfeita e com cores opacas.
Jesus, o sumo sacerdote perfeito
E então o autor direciona nosso olhar para a outra imagem que é perfeita e que brilha com cores vivas. Mostra-nos Jesus, o sumo sacerdote, que Se ofereceu como sacrifício perfeito, de uma vez por todas (ver Hebreus 9:12; 10:14). Ele nunca pecou, mas foi santo, irrepreensível e puro – ao contrário de você e de mim. Ele possui o sacerdócio para sempre porque Ele nunca morre, mas continua para sempre – ao contrário de você e de mim. Os sacerdotes do passado foram nomeados pela lei, mas Jesus foi nomeado pelo juramento que Deus proferiu: “Tu és sacerdote para sempre” (Salmos 110:4, Hebreus 7:17) – e este juramento nunca será alterado ou anulado.
Por causa de Jesus, não precisamos temer a rejeição
Porque Jesus é perfeito, Ele pode satisfazer todas as nossas necessidades e podemos aproximar-nos de Deus com confiança através Dele. Ele sempre faz intercessão por nós. “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus ” (Hebreus 9:24, ver também Romanos 8:34 e 1 João 2:1). Nós, pessoas imperfeitas como somos, não precisamos temer a rejeição. Você pode ser enganado pelo maligno em fazê-lo pensar que seria melhor se esconder de Jesus por causa de sua pecaminosidade. No entanto, neste capítulo somos informados claramente que Jesus é capaz de nos salvar completamente (Hebreus 7:25). Alegre-se com a beleza de Jesus!
Você está sofrendo?
Você está sofrendo por algum pecado em sua vida? Ou há outros problemas que pesam sobre seus ombros? Não hesite e leve esse fardo a Jesus, o sacerdote perfeito que sempre intercede por você.