Talvez você tenha crescido comemorando o Halloween todos os anos e aproveitando a diversão e os doces que ganha. Talvez você nunca ouviu falar do Halloween e fique realmente surpreso com todas as imagens e decorações assustadoras que estão aparecendo nas lojas hoje em dia. É algo cristão, porque veio da Europa e da América? Ou é algo maligno por causa de todos os fantasmas e bruxas?
Halloween é uma prática antiga
A resposta não é tão fácil, porque o Halloween é uma prática antiga e diferentes idades, culturas e ambientes religiosos acrescentaram elementos a essa prática.
O nome ‘Halloween’ está ligado ao festival cristão de ‘All Hallows’ ou ‘Todos os Santos’, que se celebra no dia 1 de novembro. Este é tradicionalmente um dia em que a Igreja recorda com alegria a vida dos santos e mártires que foram para o céu antes de nós.
Orando pelas almas
Contudo, muitas ideias e práticas foram acrescentadas, tanto de tradições pagãs (pré-cristãs) quanto de ideias não-bíblicas que entraram na igreja. Como orar pelas almas que se acreditava ainda não estarem no céu ou preparar oferendas para os mortos. Além disso, acreditava-se que os espíritos dos mortos vagavam pela terra até o dia de Todos os Santos e que no Halloween eles aproveitariam sua última chance para se vingar de pessoas de quem não gostavam. É por isso que as pessoas se fantasiavam, para que os espíritos não as reconhecessem. Outra tradição (pagã) é que as pessoas jogavam sortes tentando descobrir o seu futuro.
Entretenimento
Nas últimas décadas, a indústria do entretenimento realmente assumiu o controle, acrescentando decorações e costumes realmente horríveis, e histórias e filmes de terror passaram a fazer parte da celebração. Tornou-se um festival onde coisas que normalmente são assustadoras e nojentas são usadas para diversão.
Cada país tem suas próprias tradições, mas um ponto comum é que é uma época em que as pessoas pensam sobre a morte e as coisas espirituais. Existem maneiras certas e erradas de fazer isso como cristãos e é sobre isso que meu próximo artigo será: O que fazer no Halloween como cristão?