Quando Deus criou o mundo, incluindo as plantas, os animais e os humanos, Ele concluiu que tudo era muito bom. Sua criação era perfeita. Não conhecia sofrimento ou morte. Mas esta situação ideal não durou. Adão e Eva, os primeiros humanos, desobedeceram à proibição de Deus de comer de uma determinada árvore. As consequências do seu pecado foram enormes e ainda são visíveis hoje. Assim como Deus havia avisado Adão e Eva antes, a desobediência deles levou à morte. Não apenas para eles pessoalmente, mas também para os seus descendentes e para toda a criação. “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
O luto é normal e natural
É certo lamentar quando morre um ente querido, porque a morte é terrível. A Bíblia chama a morte de “o último inimigo” (1 Coríntios 15:26). Na Bíblia encontramos muitos exemplos de pessoas que lamentaram a perda de um ente querido. Mencionarei apenas alguns aqui:
- Abraão lamentou por sua esposa Sara e chorou em seu leito de morte (Gênesis 23:1-2).
- Quando Jacó recebeu a notícia da morte de seu filho José, ele rasgou suas roupas, vestiu-se de saco em sinal de luto e chorou por José por muitos dias (Gênesis 37:34).
- Davi compôs um lamento pelas mortes de Saul e Jônatas (2 Samuel 1:17-27).
- O próprio Jesus chorou no túmulo de um amigo querido (João 11:33-35). Ele não tentou esconder ou suprimir sua tristeza. Nem precisamos.
Como devemos lamentar?
A forma como o luto é expresso pode ser muito diferente dependendo da cultura e da pessoa. Não há regras sobre isso na Bíblia. Há exemplos na Bíblia de pessoas lamentando e chorando publicamente (Marcos 5:38) e do costume de chorar no túmulo de alguém que morreu (João 11:31). Quando Moisés morreu, os israelitas lamentaram por ele durante trinta dias (Deuteronômio 34:8). Quando Jesus morreu, Seus discípulos retiraram-se para uma casa e choraram e prantearam (Marcos 16:9-10). Mardoqueu, por outro lado, fê-lo em praça pública quando soube que seu povo estava prestes a ser morto: “Mardoqueu rasgou as suas vestes, vestiu-se de saco e cinza, e saiu pelo meio da cidade, e gritou com grande voz e choro amargo”. (Ester 4:1)
Além disso, hoje há pessoas que mostram publicamente o seu sofrimento, por exemplo, vestindo roupas escuras. Outros choram sozinhos em casa. A Bíblia não dá instruções para o luto. Em Levítico 19:28, Deus ordena aos israelitas: “Não fareis nenhum corte no corpo pelos mortos, nem tatuareis: eu sou o Senhor”. Este mandamento provavelmente se refere a costumes pagãos de luto que estavam ligados à idolatria. Uma pessoa sacrificava seu próprio sangue ao falecido. Os cristãos devem ficar longe disso.
Quando alguém chora, somos chamados a ser um conforto para essa pessoa. Romanos 12:15 diz: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram”. Assim, podemos apoiar outras pessoas em suas dificuldades.
Lamentamos, mas temos esperança
A boa notícia é que a morte não é definitiva para as pessoas que acreditam em Jesus. Este último inimigo será destruído! (1 Coríntios 15:26). Portanto: “… não podeis sofrer como os outros que não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13-14). Assim como Jesus morreu e ressuscitou, mesmo assim, através de Jesus, Deus ressuscitará todos os que morreram na fé. Para os crentes, a morte física é, na verdade, apenas uma fase de transição. Como Jesus diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá” (João 11:25-26). Quando os crentes morrem, eles vão estar com o Senhor. E um dia, eles serão ressuscitados dentre os mortos (1 Coríntios 15:22-23).
A morte e a dor acabarão
A dor não pertencia originalmente à criação de Deus. E também não pertencerá à Sua nova criação! Deus porá fim ao pecado e à morte e, em vez disso, Ele nos oferecerá a vida eterna em uma nova terra. Assim como a transgressão de um homem (Adão) levou à morte de todos os humanos, a morte expiatória e a justiça de um homem (Jesus Cristo) levam ao dom da vida eterna para quem crê Nele (Romanos 5:15; 1). Coríntios 15:21-22). Isto é possível porque Jesus Cristo derrotou Satanás e suportou a ira de Deus pelos nossos pecados. Assim, uma vez que o castigo pelo pecado foi suportado, as suas consequências não existirão mais na nova terra. Tudo será restaurado à perfeição da criação inicial de Deus. Será “muito bom” novamente. Ou ainda melhor do que nunca, já que Deus habitará com o homem. Pense sobre isso!
O único “pré-requisito” para entrar neste futuro glorioso é colocar a sua confiança em Jesus como seu Senhor e pedir-Lhe que perdoe os seus pecados. Porque, “se confessares com a tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).
Você quer viver com Deus para sempre?