“Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.
Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado.
Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado.”
Joel profetizou não muito tempo depois que uma terrível praga de gafanhotos invadiu o Reino do Sul.
Esse acontecimento é um exemplo do “Dia do Senhor”, uma expressão frequentemente usada no livro. Mas a profecia de Joel também usa este termo para se referir ao cativeiro babilônico que estava por vir, bem como à segunda vinda de Jesus.
Como muitos dos profetas, a mensagem de Joel mistura profecias referentes a eventos da sua época, fatos históricos que iriam acontecer com eventos do final dos tempos.
O “Dia do Senhor”, como Joel usa a expressão, refere-se a uma variedade de eventos nos quais Deus trabalha: castigo, julgamento, livramento, bênção e outros mais.
Deus está sempre trabalhando em nossas circunstâncias, mesmo nas mais difíceis, para o bem daqueles que O amam.
Joel exorta a entendermos que cada dia, passado, presente e futuro, deve ser considerado como o Dia do Senhor. Joel nos desafia a ver a mão de Deus em tudo que nos acontece.
Como o apóstolo Paulo disse: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28)
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Assista ao vídeo desta lição:
Ouça o áudio desta lição:
Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo
Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net