Recebemos o Espírito Santo através da fé no Senhor Jesus Cristo. Quando acreditamos que Ele morreu pelos nossos pecados e que ressuscitou dentre os mortos, nesse momento nascemos de novo. Nesse momento recebemos o Espírito Santo. Um cristão que não recebeu o Espírito Santo não existe. Existem três versículos na Bíblia que mostram isso claramente para nós:
- “Quem não tem o Espírito de Cristo não lhe pertence” – Romanos 8:9
- “Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo” – 1 Coríntios 12:13
- “Nele (que é Cristo), também vós, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” – Efésios 1:13
Preciso ser cheio do Espírito Santo
No entanto, receber o Espírito Santo quando nos tornamos crentes não é o objectivo final. Após a nossa conversão, podemos e precisamos ser cheios do Espírito Santo repetidas vezes. A presença do Espírito Santo deve ser uma presença avassaladora em nossas vidas. A promessa de Jesus “sereis batizados com o Espírito Santo”, com o resultado de “receber poder” (Atos 1:8) testemunha isso. Mas nem sempre estamos igualmente cheios do Espírito Santo. À medida que estamos ocupados com a vida cotidiana, e especialmente quando começamos a nos afastar de Deus, mesmo nas pequenas coisas, começamos a perder a plenitude do Espírito Santo. Quando começamos a ceder à sedução da carne e fechamos nossos ouvidos e olhos ao que o Espírito Santo nos diz através da Bíblia, “extinguimos o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19) e “entristecemos o Espírito” (Efésios 4:30).
Portanto, mesmo os apóstolos não foram cheios do Espírito Santo apenas uma vez, mas precisavam ser reabastecidos! Em Atos 2, no dia de Pentecostes, o Espírito veio com poder sobre eles. Em Atos 4:31 lemos que, depois da oração, eles foram saciados novamente num momento de necessidade especial.
O que acontece quando você recebe o Espírito Santo?
Muitas coisas diferentes acontecem quando as pessoas são cheias do Espírito Santo. Quando lemos o Novo Testamento, várias coisas se destacam.
- Deus dá ousadia para proclamar o Evangelho (ver, por exemplo, Atos 1:8, 4:31, 7:55)
- Deus dá o desejo de louvá-Lo (ver, por exemplo, Atos 10:46, Efésios 5:18-20)
- Deus dá o desejo de obedecê-Lo (ver, por exemplo, Atos 5:29-32, Gálatas 5:6)
- Muitas vezes Deus dá uma palavra de profecia e opera milagres (ver, por exemplo, Atos 11:28; 13:2; 13:9; 19:6)
Buscando mais
Claramente, é um bom desejo ser cheio do Espírito Santo. O Senhor quer que nos esforcemos para receber mais do Espírito (ver 1 Coríntios 12:31). Somos até ordenados a “ser cheios do Espírito” (Efésios 5:18). Então, como isso acontece? Não é algo mecanizado, porque é Deus quem nos preenche e não podemos comandá-Lo. Ser cheio do Espírito Santo é a graça de Deus, não a nossa realização. No entanto, existem várias coisas que podemos fazer:
- Viva em obediência a Deus. Quando vivemos vidas profanas, entristecemos o Espírito Santo (Efésios 4:25-32) e não experimentaremos o Seu poder nas nossas vidas.
- Concentre-se em Jesus, orando, lendo sua Bíblia todos os dias. Existe um vínculo muito estreito entre Jesus e o Espírito Santo: onde nos concentramos em Jesus Cristo, o Senhor crucificado e ressuscitado, aí o Espírito está trabalhando, enchendo-nos com Ele mesmo.
- Ore com a expectativa de que Deus fará milagres e com a disposição de ser usado por Ele (ver Atos 4:28-31).
- Anuncie o Evangelho. Quando lemos que as pessoas estavam cheias do Espírito Santo, muitas vezes elas estão ocupadas pregando o Evangelho, ou prestes a pregá-lo (Atos 7:55; 9:17-20; 11:23-24; 13:9). Deus não dá o Seu Espírito apenas para que O desfrutemos em particular, mas também para servi-Lo publicamente.