Pular para o conteúdo

Qual a diferença entre provação e tentação?

  • por

Qual é a diferença entre duas bolas de futebol? Bem, nada de importante, uma bola de futebol é uma bola de futebol. Essa é uma boa resposta. Você também pode ver de outra maneira, por exemplo, como a bola é usada. Se uma é usada por crianças para brincar e o outra é usada para partir uma janela, uma é um brinquedo e a outra é uma arma. O mesmo vale para provações e tentações.

Situação difícil

O que chamamos de provações e tentações tem a mesma palavra em grego no Novo Testamento. É uma situação difícil. O propósito dessa situação difícil e como reagimos a ela determina se traduzimos essa palavra grega como provação ou tentação.

Crescendo ou destruindo nossa fé

Quando Deus nos coloca em uma situação difícil, é com o propósito que nossa fé crescerá. Isso é o que chamamos de provação. Quando o diabo nos coloca em uma situação difícil, é com o propósito de destruir nossa fé. Isso é o que chamamos de tentação. E se queremos pecar por causa da nossa situação, essa situação se torna uma tentação. É o objetivo do diabo e nossa própria inclinação para o pecado que faz com que certas situações se transformem em tentações. Vamos ver como é na Bíblia.

  • Em Tiago 1:2 lemos: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações”. Então a tentação é uma coisa boa. Por quê? Porque testa nossa fé e dá perseverança que leva à perfeição e à retidão (Tiago 1:4). Essa forma de tentação é uma bênção que nos prepara para a vida eterna (Tiago 1:12)
  • Mas no mesmo capítulo lemos que podemos reagir de forma errada à nossa situação. Então traduzimos melhor com “tentação”. Nunca devemos culpar Deus por isso. É o nosso próprio desejo que leva ao pecado, e o pecado leva à morte (Tiago 1:14-15).

Não há motivo para desespero

Mas não há motivo para desespero. Pois Paulo escreve: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13). Basicamente ele diz: ser tentado faz parte do ser humano. Sempre haverá tentações. Mas se você é cristão, Deus lhe dá tudo o que você precisa para escapar da tentação. Você é guiado pelo Espírito Santo.

Você ainda tem medo de cair em pecado por meio da tentação? Isso é bom. O excesso de confiança é um sinal de alerta de que você cairá. A Bíblia nos dá um método claro para nos ajudar a evitar a tentação: a oração. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38). Assim, em cada tentação, você deve confiar em Deus para edificar sua fé por meio dela. Em cada tentação, ore para que você permaneça fiel a Deus e não caia no pecado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *