Pular para o conteúdo

Porque é que os grandes homens do Antigo Testamento tinham várias mulheres?

  • por

A poligamia, o casamento de um homem com mais de uma mulher, nunca é recomendada na Bíblia, então por que alguns heróis bíblicos do Antigo Testamento têm mais de uma esposa ao mesmo tempo? Davi e Salomão foram grandes homens, mas não sabiam como administrar suas famílias. Eles podem ter se casado com mais de uma esposa por motivos pessoais, culturais ou políticos, mas esses casamentos muitas vezes resultaram em relacionamentos destrutivos e não aprovados por Deus.

Visão bíblica sobre o casamento

Gênesis 2:24 diz: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Tanto Jesus em Mateus 19:5 quanto Paulo em Efésios 5:31 citam este texto para apoiar sua visão do casamento. A literatura sapiencial da Bíblia – por exemplo, Provérbios 5 e Cântico dos Cânticos – elabora ainda mais esse ideal e sustenta o compromisso fiel de um homem com uma mulher. Em 1 Timóteo 3:2, Paulo descreve os atributos morais necessários aos líderes da igreja e fica claro que eles devem ser marido de apenas uma mulher. Todos os ensinos bíblicos apontam para o casamento como a unidade de duas em uma carne em intimidade física, sexual e espiritual e isso exclui a poligamia.

Então, por que eles tinham tantas esposas?

Então, se o ensino de Deus é que a poligamia é claramente errada, por que alguns grandes homens de Deus do Antigo Testamento tiveram mais de uma esposa? Exemplos incluem Abraão, Jacó, Davi e Salomão. Esses homens eram grandes homens com quem Deus falou e usou de maneiras poderosas. Em particular, Davi era um “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22) e, no entanto, nenhuma dessas pessoas era perfeita e cada uma delas cometeu erros de julgamento. De fato, com exceção de Salomão, nenhum deles é descrito como sendo especialmente sábio. Hebreus 12 indica que foi a fé nas promessas de Deus que os tornou grandes e isso é um encorajamento para nós crentes hoje que vivemos pela fé.

Então, por que esses homens se casaram com muitas esposas? Eles fizeram isso para aumentar o número de filhos e fazer acordos políticos com outros grupos de pessoas e outras nações. A Bíblia registra que, embora isso possa parecer uma boa ideia e fosse uma prática comum para as pessoas que viveram 3.000 anos atrás, nunca foi recomendado por Deus, que deseja que Seus seguidores confiem totalmente nEle para seu futuro e segurança. De fato, a Bíblia mostra que a poligamia resultou em famílias infelizes, rivalidade entre esposas e violentos desentendimentos sobre heranças e um enfraquecimento da lealdade de Israel ao seu Senhor Deus.

Vemos isso, por exemplo, em 1 Reis 11 onde, apesar da riqueza e sabedoria de Salomão, o Senhor está descontente com Salomão por causa de todas as esposas estrangeiras que ele tem. É por causa deles que Israel foi apresentado aos falsos ídolos. Em outras palavras, embora Salomão fosse o mais sábio dos reis (1 Reis 3:12), sua decisão de se casar com muitas esposas não foi sábia aos olhos de Deus e causou muitos problemas para seu povo.

Somente Deus é verdadeiramente fiel e sábio e, em Sua misericórdia, Ele trabalha por meio de seres humanos imperfeitos. Isso nos inclui tanto a nós hoje, como aos homens da antiguidade que tomaram más decisões sobre sua vida familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *