Pular para o conteúdo

Onde está Deus? – PalavraBíblica.net

  • por

A maioria das pessoas olha para o céu quando pensa em Deus. Há uma boa razão para isso: há vários versículos da Bíblia que descrevem como Jesus Cristo levantou os olhos ao céu antes de falar com o Pai. Mas o que isso significa para saber “onde Deus está”, em nosso universo? Deus habita em um lugar específico? E se sim, onde é esse lugar…?

O que podemos aprender com Jesus, sobre onde Deus está?

Jesus é nossa principal fonte de informação, quando se trata de Deus. Porque onde quer que Deus esteja, é de lá que o próprio Jesus veio. João 7:29 nos diz que Jesus disse: Eu o conheço, porque venho dele, e ele me enviou. Em João 6:38, João registra Jesus afirmando o mesmo, mas com mais detalhes sobre Seu ministério: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”.

Com as palavras “… não para fazer a minha vontade”, Jesus enfatiza que é Deus quem merece o lugar mais alto e importante, não apenas em termos de onde Ele está, mas também em relação às nossas vidas e como nos relacionamos com Ele. Deus é o Ser mais importante em nosso universo (Salmo 115:16). O apóstolo Paulo também se refere à morada original de Jesus, em Efésios 4:8-10.

  • Então, quando Jesus quis pedir a ajuda de Deus para alimentar os cinco mil, por exemplo, em Lucas 9:16 (também em Mateus 14:19 e Marcos 6:41), Ele olhou para o céu.
  • Quando Jesus se dirigiu diretamente a Seu Pai, para pedir Sua glorificação, Ele ergueu os olhos ao céu (João 17:1).
  • Parado em frente ao túmulo de Lázaro, em João 11:41, sabendo que o Pai já havia feito o que Jesus lhe havia pedido – ressuscitar Lázaro dentre os mortos – Jesus ergueu os olhos.

As ações de Jesus nos dizem que Deus está no céu.

A propósito: o apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 12:2-4, informa-nos que não existe apenas um céu, mas até mesmo um “terceiro céu”!

Deus também está na Terra?

No momento em que Jesus foi concebido, Deus veio à Terra. Isso é chamado de “encarnação”: o Criador do Céu e da Terra tornou-Se carne. Mas esta não foi a primeira vez que Deus esteve presente na Terra.

  • Antes mesmo de o primeiro dia da criação começar, o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas (Gênesis 1:2).
  • Em Gênesis 3:8, Deus nos é apresentado andando no jardim na viração do dia, forçando Adão e Eva (que tinham acabado de comer o fruto!) a se esconderem da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim.
  • Moisés teve um encontro com Deus no Monte Sinai e, de fato, toda a nação de Israel foi convidada a encontrar Deus lá, em Êxodo 19. Deus permaneceu com os israelitas enquanto eles viajavam pelo deserto, habitando no Tabernáculo de Êxodo 40:34 em diante.
  • Em 1 Reis 19:11-13, Elias encontra Deus não no vento, nem em um terremoto, nem em um incêndio, mas em um sussurro suave.

Parece que Deus estava “em todo o lugar” e, de fato, Ele está. Deus é onipresente, ou seja, Ele está em toda parte. Ele pode até habitar em nós, uma vez que recebemos o Espírito Santo!

Podemos ver Deus?

Se podemos ver Deus, Ele deve “estar” em algum lugar, certo? Ora, essa é uma pergunta importante. Quando Jesus disse: “Quem me vê a mim, vê o Pai” (João 14:9), Ele estava falando da natureza de Deus, e não de Sua aparência física: este versículo não significa que Deus se parece exatamente com Jesus encarnado. Costuma-se dizer que, porque Deus é Espírito, Ele não pode ser visto de forma alguma. No entanto, Êxodo 33:20 nos diz que Deus tem um rosto. Portanto, devemos concluir que Ele não é invisível. E o lugar onde Ele está também não é invisível, porque Apocalipse 4 nos fala de um trono – o trono de Deus. O apóstolo João, escritor do livro do Apocalipse, descreve Aquele que está sentado ali e o próprio trono. Ele menciona que há uma porta; há outros tronos, há algo parecido com um mar de vidro e há criaturas. João conseguiu ver tudo isso.

Podemos usar um foguete para viajar até Deus?

Com base na suposição de que Deus está em um lugar visível, que deve estar localizado no céu, surge a questão de onde isso pode ser. Se não entre a Terra e a Lua, possivelmente um pouco mais longe…? Que tal, em outra galáxia? A verdade é que não temos coordenadas de navegação por satélite para Deus. O lugar que nos é descrito em Apocalipse, e é mencionado em Lucas 16 como onde o mendigo Lázaro e Abraão residem após suas mortes, é tão espiritual quanto o próprio Deus.

O Reino de Deus não é físico da mesma forma que nós somos físicos; não podemos tocá-lo e não podemos viajar até ele. Não podemos olhar para um mapa dos planetas e estrelas, apontar uma localização e dizer: “É lá que Ele está!” Mas quando Jesus olhou para cima, Ele estabeleceu contato com Seu Pai, e é assim que podemos dirigir nossas orações a Ele também: olhando para cima, para nada em particular, mas ao mesmo tempo, sabendo que o Criador do universo está lá, cuidando de nós!

Omnipresença de Deus

A maneira mais fácil de encontrar um lugar onde Deus possa estar é olhando no espelho. Porque se você aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e recebeu o Espírito Santo, você é Seu templo (1 Coríntios 3:16). O Espírito Santo habita dentro de cada crente em Jesus Cristo (1 Coríntios 6:19-20). “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”, diz Jesus em João 14:23. Essa é uma promessa muito boa!

Na verdade, é por isso que Jesus disse que seria melhor para nós se Ele partisse, em João 16:7. Quando Jesus ainda estava na Terra, Ele só poderia estar em um lugar de cada vez, mas o Espírito pode potencialmente habitar em cada ser humano vivo na Terra! Depois que Jesus voltou ao Céu, o Espírito Santo veio em Seu lugar e está disponível para todos nós! Se você tiver tempo, procure nossos artigos sobre o Espírito Santo para ler por que isso é tão importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *