Pular para o conteúdo

Como nos tornamos filhos de Deus?

  • por

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. ” (João 1:12-13)

Em versículos anteriores, o apóstolo João havia afirmado que o mundo inteiro estava nas trevas do pecado e, portanto, ninguém queria ou podia conhecer ou receber a luz, que é Jesus (João 1:6-11). Mas também afirmou que as trevas nunca prevaleceriam contra Jesus, que é a verdadeira Luz (João 1:1-5), ou seja, o Deus Eterno, Criador e Redentor.

A Bíblia fornece evidências de que a afirmação de João é verdadeira. Há pessoas neste mundo sombrio que crêem em Jesus e são filhos de Deus. Como isso acontece?

Somos filhos de Deus crendo em Jesus

João compartilha esta grande verdade: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12). As palavras “receberem” e “crêem” são maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Essas pessoas exercem fé salvadora ao reconhecer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Eles colocaram fé em Seu nome, em Sua pessoa, em quem Ele é.

A fé não é mero conhecimento intelectual, mas um compromisso genuíno, uma convicção, que é acompanhada de arrependimento. Isto é o que significa ser convertido a Jesus. Crer em Jesus é o meio que nos leva a mudar de “status” ou “posição”. É o meio que nos leva a ser “filhos de Deus”. Deus nos adota como Seus filhos por meio de Cristo.

Jesus diz que costumávamos ser “filhos de vosso pai, o diabo” (João 8:44). Essa é uma linguagem forte, não é? Mas esta é a realidade. Este era o nosso “status”, andávamos nas trevas e estávamos mortos espiritualmente. Porém, em certo momento passamos de filhos do diabo a filhos de Deus; da morte para a vida e das trevas para a luz.

Como isso foi possível? Como é possível que um homem que está nas trevas, que não quer nem pode receber Jesus, então O receba e creia Nele?

Somos filhos de Deus pela vontade de Deus

A transformação das trevas do pecado para a luz só é possível pelo novo nascimento, e esse novo nascimento vem da vontade de Deus. João continua dizendo que nós “… não nascemos do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).

Em outras palavras, para crer em Jesus como o Cristo e Filho de Deus, e assim desfrutar de ser filhos de Deus, é necessário nascer de novo. Este novo nascimento não é por vontade humana, não é por nascimento físico, nem por ato ou desejo humano. Este novo nascimento vem de Deus, da vontade de Deus; é sobrenatural, é um milagre da parte de Deus.

Aqui está a razão pela qual nós, sendo pecadores, agora cremos em Jesus e somos filhos de Deus. Deus nos fez para nascer de novo, Deus restaurou nossa vontade e agora queremos ir para a luz, para crer em Jesus.

Quando Adão e Eva pecaram, foi Deus quem os alcançou e lhes mostrou Sua graça e misericórdia, prometendo-lhes um Salvador (Gênesis 3:15). Da mesma forma, por Sua própria vontade, Deus alcança os pecadores, os faz nascer de novo e gera fé neles para que creiam em Jesus e se tornem Seus filhos. Nas palavras de Paulo, “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” (2 Coríntios 4:6). E nas palavras de Pedro, Deus “vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

Somos filhos de Deus, passamos das trevas para a luz, porque esta foi a vontade de Deus!

Portanto, como filhos de Deus, somos chamados a viver em obediência a Ele. Nossa condição de filhos de Deus é evidenciada em vidas que buscam agradar a Deus e viver para Ele, em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *