Pular para o conteúdo

O que é Advento?

  • por

Nos últimos meses do ano, muitas pessoas no Ocidente parecem comprar calendários do Advento – cheios de chocolate, brinquedinhos ou outros presentinhos. Aparentemente, há alguma tradição cristã por trás desses calendários. Mas o que é isso exatamente? Tem alguma coisa a ver com o Natal?

Advento é um tempo de espera expectante

No dia 25 de dezembro comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Esta festa de Natal é precedida por um período chamado Advento. O termo “Advento” é derivado da palavra latina “Adventus” e significa literalmente “vinda”. Este período é um tempo de espera expectante pela vinda de Jesus Cristo. Dependendo da tradição da igreja que se segue, o período do Advento começa 4 ou 6 semanas antes do Natal.

Primeira e segunda vinda

O Advento é um tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus, mas também um tempo de espera por Seu retorno em Sua segunda vinda. Então Jesus não Se tornou humano apenas para salvar a humanidade; quando ascendeu ao céu, também prometeu voltar para julgar a humanidade e estabelecer Seu reino.

Veja por exemplo Mateus 24:30-31: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. Ambas as vindas de Jesus, a primeira no Natal e a segunda que esperamos, são lembradas e meditadas no tempo do Advento.

A vinda de Jesus em nossos corações

Há uma terceira “vinda” de Jesus Cristo sobre a qual os cristãos refletem especialmente neste período do ano. Esta é a vinda de Jesus em nossos corações. Pois somente se deixarmos que Ele habite em nós, podemos beneficiar de Sua obra de salvação e estaremos a salvo de Seu julgamento.

É por isso que Paulo está orando em Efésios 3:14-19: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”.

Contagem decrescente

Existem várias práticas associadas ao Advento, como acender velas (uma para cada semana, que antecede o Natal) ou fazer devocionais diários em contagem regressiva para o Natal. É daí que vêm os calendários do Advento. Originalmente, estes apresentavam algum tema relacionado ao Natal e tinham “janelas” para cada dia do Advento. Cada janela continha um versículo da Bíblia ou oração, e assim o calendário do Advento guiaria a pessoa por esta época e ajudaria a refletir sobre a vinda de Jesus.

Calendários comerciais do advento

Hoje em dia, alguns calendários do Advento ainda fazem isso e podem ser uma ótima maneira de celebrar conscientemente o período do Advento. Mas também há muitos calendários do Advento que perderam completamente a mensagem cristã e oferecem apenas uma imagem colorida cheia de chocolate, brinquedinhos ou similares. Estes calendários, portanto, não têm nada a ver com o Natal, são apenas uma adaptação comercial de uma tradição rica e secular.

Lendo no Advento

Se você estiver interessado em celebrar o Advento de maneira cristã, pode fazê-lo com a ajuda de um calendário do Advento ou apenas um plano de leitura voltado para o Natal. Veja por exemplo as histórias de Natal nos Evangelhos:

Mateus capítulos 1-2

Lucas capítulos 1-2

João 1.

Tenha um abençoado Advento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *