Pular para o conteúdo

COMO LER E ESTUDAR A BÍBLIA – Luciano Subirá – ORVALHO.COM

  • por

Compreender as Escrituras é o caminho para revelação da pessoa de Deus através de Jesus Cristo.

A palavra de Deus não gera apenas conhecimento, mas uma mudança de atitude. Quando se fala sobre ler e estudar a bíblia encontramos três maneiras de fazê-lo. 

“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.” Colossenses 3.16

Esse estudo explora os benefícios de cada uma dessas formas.

COMO LER A BÍBLIA: LEITURA CORRIDA 

Em Deuteronômio 17.19 há uma ordem ao rei de Israel: ele deveria ter uma cópia da lei do Senhor, a bíblia de sua época, lendo-a diariamente. O propósito dessa rotina era que por meio do rei toda nação guardasse e cumprisse os estatutos. A leitura diária traria ao líder temor a Deus e guiaria o povo seguindo os mandamentos de Sua Palavra.

Naquela época não era possível que todos tivessem acesso às Escrituras, hoje temos a oportunidade de ler a bíblia. Deus espera que todos meditem em sua palavra todos os dias:

“[…] o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como uma árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” Salmos 1.2,3

A Palavra de Deus é alimento, quando Jesus ensina a orar Ele diz: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”(Mateus 6.11) versículo relacionado com Mateus 4.4: “[…] o ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Essa expressão “toda palavra que procede da boca de Deus” faz referência a Deuteronômio 8, texto sobre o “Maná”, uma figura do pão celestial. 

Jesus ensina a pedir por uma porção diária do alimento, mas não se limita apenas ao pão natural, ler a bíblia deve ser um hábito diário na vida do cristão. Não apenas como meditação, mas uma reflexão no decorrer do dia. 

É necessário envolvimento com a Bíblia. A leitura corrida possibilita que em um menor tempo se leia mais, ou seja, é possível ler toda a Escritura mais de uma vez dentro de um ano, para isso é preciso disciplina.

O tempo para a leitura diária, torna o objetivo mais acessível e abrange um conhecimento de toda a narrativa bíblica, seus personagens e histórias.

Estevão tinha um grande conhecimento bíblico. Atos 7 nos conta que ele estava perante o Sinédrio, acusado de blasfemar contra Deus. Em sua defesa trouxe referências desde Abraão até chegar em Jesus, fazendo um panorama da história dos Hebreus e mostrou a progressão até que Jesus viesse, confrontou a dureza do coração daqueles que o estavam acusando.

A leitura bíblica corrida proporciona conhecimento e aponta para o foco principal. Assim como Estevão, aqueles que crêem em Jesus, devem se dedicar ao entendimento da Palavra de Deus.

COMO LER A BÍBLIA: MEDITAÇÃO E REFLEXÃO

A leitura de meditação e reflexão na Palavra demanda mais tempo. Essa forma de estudo vai além da leitura corrida, existe um diálogo.

“Meditarei nos Teus preceitos e às Tuas veredas terei respeito.” Salmos 119.15

A expressão usada pelo salmista é “meditarei nos Teus preceitos”. Em Josué 1.8 o Senhor diz “Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem sucedido.”

Meditar é um verbo que, segundo alguns estudiosos, no hebraico, está relacionado a ruminar. Após estar cheio da palavra de Deus é possível ruminar, meditar, processar a informação contida no texto. É importante estudar as Escrituras comparando versões e orando para que o Senhor traga clareza na meditação de sua Palavra.

COMO LER A BÍBLIA: ESTUDO DETALHADO, PESQUISA

Em João 5.39 Jesus fala sobre examinar as escrituras, além da leitura e meditação. Esse texto faz um convite ao aprofundamento.

Hoje há ferramentas de estudo e pesquisa com um acesso facilitado, materiais que permitem estudar assuntos específicos, com agrupamentos de textos sobre uma mesma palavra. Luciano Subirá cita a “Chave Bíblica” como exemplo, um livro da Sociedade Bíblica do Brasil, com a maioria das principais palavras que aparecem nos textos bíblicos.

A Cadeia Temática é um recurso que compila textos que fazem referência a assuntos específicos sem que a palavra-chave esteja necessariamente na passagem.

A “Concordância de Strong” é um livro que permite acessar o significado das palavras em suas línguas originais.

Esses recursos possibilitam estudar a bíblia de maneira detalhada, aumentando a perspectiva e visão bíblica.

ESTUDO DO CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

Muitos detalhes bíblicos se perdem por falta de conhecimento histórico e geográfico, entender esse contexto traz uma compreensão sobre a cultura da época e uma interpretação correta do texto. Jesus em Mateus 19.24 exemplifica: “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”  Uma expressão proverbial usada para falar de maneira que o povo da época pudesse entender.

Em relação à geografia há o exemplo da história de Jonas, que ao ser lançado pelo peixe teve que fazer uma viagem. Muitos acreditam erroneamente que Nínive era uma cidade litorânea, mas, na verdade, a viagem desde a praia até Nínive era longa.

O estudo desses detalhes  ajudam a entender a Palavra em sua essência, desde pesos, medidas, até localidades. É preciso ter uma perspectiva clara das Escrituras, essa visão ajudará no aprofundamento do conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As três formas de ler a bíblia se complementam, trazem crescimento e aprofundamento nas Escrituras. 

O desejo do coração de Deus e sua expectativa em relação a Sua Palavra para seu povo, é uma busca  profunda de maneira intencional. Ler e estudar a bíblia deve se tornar um hábito imutável. Use as ferramentas e esteja com o coração aberto para tudo que o Senhor quer lhe revelar em sua Palavra

Texto baseado no curso online: Conhecendo a Bíblia ministrado pelo pastor Luciano Subirá na escola.orvalho.com

 

LIVE LUCIANO SOBRE O TEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *