“Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12)
Todos os mandamentos são importantes, mas esse mandamento é muitas vezes esquecido ou ignorado no mundo de hoje, pois muitas pessoas não vivem em uma estrutura familiar tradicional, mas em famílias desestruturadas ou disfuncionais – o que o torna uma questão ainda mais importante a ser considerada.
A segunda metade do mandamento diz: “… para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
O propósito de Deus em fazer famílias
Deus pretendia que cada criança que viesse ao mundo tivesse um pai e uma mãe que protegessem, treinassem, disciplinassem, ensinassem e guiassem para que, à medida que a criança crescesse, ela estivesse em um ambiente seguro para se desenvolver e crescer até a idade adulta. Como regra geral, as famílias extensas viviam todas muito próximas, de modo que avós e até bisavós eram incluídos na “família”, e recebiam honra e respeito, não apenas por quem eram, mas por sua idade.
Além do óbvio desenvolvimento físico das crianças, o desejo de Deus era que os pais ensinassem e treinassem seus filhos para entender o Deus Criador e chegar a ter uma amizade e relacionamento com Ele.
Contra o pano de fundo desse ambiente seguro e piedoso, o desejo de Deus era que os filhos honrassem, respeitassem, obedecessem e ouvissem seus pais.
Uma nação segura
Famílias seguras levarão a nações seguras, o que Deus estava destacando quando disse “que seus dias se prolonguem na terra que o Senhor te dá”. Quando as estruturas familiares começarem a desmoronar, veremos que isso corrói as comunidades, a sociedade e, eventualmente, nações inteiras.
Um olhar para o estado do mundo como um todo ou como nações ou comunidades individuais fará com que todos resumam os valores tradicionais de honra e respeito que estão sendo perdidos. As pessoas mais velhas não são mais valorizadas ou ouvidas, mas muitas vezes são completamente afastadas de seus filhos, netos ou bisnetos.
Um olhar do Novo Testamento sobre o quinto mandamento
Em Efésios 6:2 lemos “honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)”. Este capítulo ensina sobre o bom funcionamento de uma casa. É repetir o mandamento, mas também enfatizar que os pais não devem exasperar seus filhos.
Mundo de hoje
Infelizmente, hoje vemos os jovens querendo seguir seu próprio caminho, desconsiderando os conselhos dos pais, responsáveis, professores e orientadores, pois foram incentivados a expressar suas próprias opiniões e agir de acordo com o que pensam ou sentem.
O abuso de crianças e jovens por adultos, pais, responsáveis e pessoas em posição de liderança pode ser a razão pela qual os jovens justificam suas ações de ignorar ou desrespeitar pais e mães, responsáveis ou líderes. O abuso é visto de muitas formas – física, verbal, emocional e sexual.
Há esperança para o mundo nesta espiral descendente?
Onde quer que haja vida, há esperança. Mas o mundo continuará a se desintegrar se continuar ignorando as diretrizes de Deus para a vida.
Se és criança – considera tuas ações e reações em relação a teus pais e responsáveis. Embora possas escrever uma longa lista de reclamações contra eles, podes parar para considerar tudo o que eles fizeram por ti? Eles nunca serão perfeitos, mas só temos um pai e uma mãe. Pede a Deus para ajudar-te a ser capaz de obedecer a este mandamento para que possas viver muito tempo na terra que o Senhor te dá.
Se você é pai ou mãe – Considere suas ações e reações em relação a seus filhos. Eles nunca serão perfeitos, mas é possível que as coisas que você não gosta neles sejam as coisas que você não gosta em si mesmo? Você os exasperou e os afastou de você? Peça a Deus para ajudá-lo a reparar qualquer quebra em seu relacionamento antes que seja tarde demais.
“Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. A ordem de Deus é clara. A obediência a ela beneficia não apenas você, mas toda a sua nação.