A Bíblia é a palavra de Deus. Deus é fiel e leal. Tudo o que Ele diz é verdade. É por isso que não há erros na Bíblia.
Jesus diz que podemos confiar nas Escrituras
A coisa mais importante na fé cristã é conhecer o Senhor Jesus. Como podemos conhecê-Lo? Isso pode ser feito principalmente através da Bíblia. Mas, para conhecê- Lo, devemos ter certeza de que podemos confiar na Bíblia. Jesus diz que você pode! No início da Bíblia lemos: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). Este é um comentário do autor do livro de Gênesis. Mas Jesus diz que Deus disse estas palavras (Mateus 19:4-5). Por isso podemos dizer que, segundo Jesus, as palavras da Bíblia são as palavras de Deus. A Bíblia é o produto de uma mente: a mente de Deus. A Bíblia nos diz: Confie em Jesus. E Jesus nos diz: confie na Bíblia. Eles confirmam a autoridade um do outro.
Jesus dá o exemplo
Jesus não apenas nos ensinou que a Bíblia é a palavra de Deus, mas também o demonstrou. Ele é o Filho de Deus de autoridade suprema. Quando Satanás veio para tentar Jesus, Jesus lhe disse que obedeceria à Palavra de Deus. Ele disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Jesus também sofreu Sua morte voluntariamente porque Ele sabia que estava descrito na Bíblia que Ele morreria dessa maneira (veja, por exemplo, Mateus 26:24; 26:53-56). Deus o Filho aceitou a Bíblia como autoridade porque Ele aceitou a Bíblia como a Palavra de Deus. Se Jesus fez isso, nós também podemos.
A Palavra de Deus para você e para mim
Jesus afirma que Deus fala através da Bíblia. Mas vai além disso. Ele nos ensina que Deus fala conosco através da Bíblia. No Antigo Testamento, Deus diz a Moisés: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (Gênesis 3:6). Mas Jesus diz aos saduceus que as palavras de Deus são também para eles (Mateus 22:31). Portanto, a Bíblia não é apenas a palavra de Deus para as pessoas que a ouviram no passado, mas também é para você e para mim agora. É por isso que é um privilégio tão grande ter a Bíblia e poder lê-la. É uma bênção obedecer à Bíblia, porque se aceitarmos a Bíblia como a Palavra de Deus, ela operará em nós e nos mudará (1 Tessalonicenses 2:13).
E quanto ao Novo Testamento?
Talvez diga: Jesus estava falando sobre o Antigo Testamento, mas como podemos saber que o Novo Testamento também é a palavra de Deus? Quando você lê o Novo Testamento com o coração focado em Deus, o Espírito Santo lhe confirmará que é a palavra de Deus que está lendo. O próprio Novo Testamento explica que o falar de Deus
não se limita ao Antigo Testamento. Jesus diz a Seus discípulos que depois de Seu tempo na terra o Espírito Santo revelará mais verdades. E Pedro chamou as epístolas de Paulo de “escritura”, o que quer dizer: a Palavra de Deus (2 Pedro 3:16).
Confie em Deus
Não se preocupe. Você pode confiar na Bíblia mesmo quando ela é poética, ou quando ela generaliza ou mesmo quando há opiniões divergentes sobre pessoas ou passagens. Se você abrir mão da autoridade da Bíblia, está, na verdade, criando sua própria religião. Confie que Deus está falando com você na Bíblia. Sua mensagem para você é
que há perdão de seus pecados e que há vida eterna para todos os que confessam e abandonam seus pecados e creem em Jesus Cristo como seu Salvador.