Lemos sobre o nascimento de Jesus em Mateus capítulos 1 e 2 e Lucas capítulos 1 e 2. E depois lemos sobre um evento quando Jesus tinha 12 anos em Lucas capítulo 2:41-52. E este evento termina dizendo nos versículos 51 e 52: “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. (…) E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
Um menino judeu
Desde a idade de 12 anos até que Ele começou Seu ministério, pouco se sabe sobre o que Jesus realmente fez. E, portanto, qualquer coisa que digamos sobre esse assunto só pode ser uma suposição baseada na vida de meninos judeus na altura e algumas pequenas frases que se referem à vida de Jesus.
Sabemos que Jesus cresceu em uma família humana normal e teve irmãos e irmãs. Seu pai era carpinteiro, então, assim que Ele teve idade suficiente, Ele também entrou no negócio da família em Nazaré e Se tornou carpinteiro. “Não é este o carpinteiro?” (Marcos 6:3), as pessoas perguntavam. Sem dúvida, ele teria aulas de hebraico e ouviria discussões e ensinamentos semana a semana na sinagoga de Nazaré, onde Ele ia nos dias de sábado. Nazaré era uma vila muito pequena: cerca de 35 famílias moravam lá no tempo de Jesus. E foi desprezado pela maioria das pessoas. “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (João 1:47) foi uma declaração de Natanael antes de realmente conhecer Jesus, mas mais tarde ele se tornou um discípulo de Jesus.
Viajando
Como um homem judeu, Jesus deveria ir a Jerusalém três vezes por ano. De acordo com o mandamento em Deuteronômio 16:16, para celebrar as três festas mais importantes:
- Páscoa e festa dos pães ázimos – março/abril;
- A festa das Semanas/Pentecostes – Maio/Junho;
- A festa dos tabernáculos — setembro/outubro.
Além disso, é muito improvável que Jesus tivesse viajado para qualquer outro lugar. Fora de Nazaré, poucas pessoas O teriam conhecido; daí sua surpresa quando de repente Jesus aparece e começa a ensinar e fazer milagres. A resposta de Sua própria aldeia foi descrença. “De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada?” (Marcos 6:2).
O início do ministério de Jesus
Um rabino era considerado maduro e capaz de ensinar aos 30 anos. Os levitas começavam seu serviço formal aos 30 anos (Números 4:2). Portanto, não é de surpreender que o Filho de Deus, o Grande Mestre, o Grande Sumo Sacerdote comece Seu ministério terreno nessa idade.