Pular para o conteúdo

Bem aventurado os que choram

  • por

Jesus amava ensinar os seus discípulos. Seu intuito era despertá-los para o entendimento de que eles eram luz do mundo e sal da terra e não poderiam se esconder, mas deveriam se posicionar como solução e resposta aos perdidos e feridos que estavam aos pés do monte. Neste contexto do sermão do monte parte 2, vamos ver mais uma bem-aventurança, a qual Jesus queria mostrar o que poderia fazer no interior de seus discípulos, para que eles pudessem reproduzir nas outras pessoas. 

Mais do que simplesmente exercer o poder de Deus e reproduzir o que Jesus estava ensinando sobre a vida e as boas novas, os discípulos precisavam ser, principalmente, humanos. Jesus, vindo em forma de homem, com dores e alegrias humanas, nos aproximou d’Ele, simplificando nosso entendimento da palavra do Reino. E era isso que os discípulos precisavam fazer. Quando Jesus estava dizendo que são bem-aventurados os que choram, porque serão consolados, Ele queria mostrar aos discípulos que, para entender as dores e a opressão sofrida pelo povo que ainda não tinha entregado os seus caminhos aos Senhor, eles também precisavam chorar.

E por que o choro era tão necessário? Para chorar com os que choram, é preciso ter um coração quebrantado e, um coração quebrantado, é um coração partido. Não é novidade que as nossas tristezas nos aproximam do Senhor. No dia mau, nós buscamos incansavelmente a Sua presença, oramos de forma mais fervorosa, lemos a sua palavra sem a opção de não entendê-la. Chorando, você entende o que chora, age com compaixão e misericórdia, podendo usar a situação que você viveu como testemunho e habilitação para curar.

Essa bem-aventurança não se trata somente do que uma situação difícil pode produzir em você, te deixando mais compassivo em relação às outras pessoas, mas é sobre o consolo divino que está reservado para aqueles que choram. Para onde o seu choro tem te direcionado? Para mais angústia e solidão ou para o colo de Jesus, experimentando esse consolo maravilhoso? O nosso choro, quando direcionado corretamente a Jesus, pode produzir coisas maravilhosas! Ele nos leva a fazer os questionamentos certos, ouvir a voz do Senhor e conhecer a face do Consolador que quer nos curar e ensinar através das aflições! Confesse essa bem-aventurança na sua vida. Permita-se chorar, para ser consolado. Permita-se ser um conselheiro àqueles que estão passando por situações difíceis e apresente as boas novas que alegram o nosso coração! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *