Pular para o conteúdo

Os perigos da falta de compreensão no relacionamento

  • por

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?  “Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”. Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.

Gênesis 3:8-14

Como está o nível de compreensão no seu relacionamento? Vocês têm se entendido, praticado a comunicação e exercitado o amor? Negligenciar a compreensão é como abrir a porta para que perigos desconhecidos adentrem seu casamento, muitas vezes sem chance de reversão dos danos.

 

 Se sentir incompreendido é, certamente, uma sensação terrível, mas não pensamos nisso quando deixamos de compreender a outra parte. Para nós, é muito mais fácil sermos incompreensíveis, sem notar como a outra pessoa se sente sobre isso. No entanto, para que um relacionamento tenha sucesso, isso precisa mudar.

 

 À esta altura, você deve estar se perguntando sobre o que deve fazer para, de fato, obter compreensão no seu relacionamento. A resposta, por mais simples que pareça, vai exigir empenho de ambas as partes, afinal, a compreensão, mesmo que se inicie através de você ou do seu cônjuge, precisa estar presente nos dois lados em algum momento.

 

 O conselho de hoje sobre isso, é: aprenda a respeitar a individualidade do seu parceiro. Tenha em mente que ele não é como você e, você, com certeza, não é como ele. Vocês foram criados na mesma sociedade, mas para fins diferentes. Da mesma maneira, possuem o mesmo Criador, mas Ele os criou de formas distintas. Por isso, quando exigimos do nosso cônjuge as mesmas reações e maneira de lidar com a vida, estamos projetando expectativas irreais.

 

 Você já pensou sobre isso? Em Gênesis 3, Deus faz algumas perguntas a Adão referente à sua identidade. Onde você está e o que você fez? Adão não estava no lugar certo, fazendo o que era certo. Isso reflete muitos cenários das nossas vidas, onde esquecemos da nossa verdadeira identidade. Quando você for a pessoa que Deus quer que você seja e estiver no lugar que Ele planejou para você, você terá recuperado o seu eu.

 

 A recuperação da individualidade na vida e em um relacionamento, é extremamente importante. Apesar de estarmos vivendo como uma só carne, ainda somos indivíduos distintos, criados para o propósito de formar uma família que se completa através de suas diferenças.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

Ouça o áudio da lição abaixo:

 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

 
Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *