A Databricks, empresa de soluções de dados e Inteligência Artificial (IA), anunciou que fechou um acordo para adquirir a MosaicML, plataforma de IA generativa. Juntas, as empresas tornarão a IA generativa acessível para diversas organizações, permitindo que elas criem, guardem e cuidem de modelos dessa tecnologia com dados próprios. A transação está avaliada em US$ 1,3 bilhão (cerca de R $ 6,2 bilhões) incluindo pacotes de retenção.
A MosaicML é conhecida por seus modelos de linguagem grande de última geração, ou LLMs (do inglês, Large Language Models), os chamados MPTs, que usam a IA para criar textos, imagens e muito mais. Com mais de 3,3 milhões de downloads do produto MPT-7B da empresa e o recente lançamento do MPT-30B, a MosaicML mostrou como as organizações podem criar e treinar rapidamente seus próprios modelos de linguagem de última geração, usando dados de forma econômica. Clientes como a AI2 (Allen Institute for AI), a Generally Intelligent, a Hippocratic AI, a Replit e a Scatter Labs hoje usam o MosaicML em uma ampla variedade de casos de uso de IA generativa.
Criamos a MosaicML para resolver os mais difíceis problemas de engenharia e pesquisa necessários para tornar o treinamento de modelos em grande escala mais acessível a todos
“Toda organização deve poder se beneficiar da transformação da IA com mais controle sobre como seus dados são usados. Juntas, a Databricks e a MosaicML têm uma oportunidade incrível de democratizar a Inteligência Artificial e tornar a Lakehouse o melhor lugar para criar IA generativa e LLMs”, comemorou Ali Ghodsi, co-fundador e CEO da Databricks. “A visão compartilhada da Databricks e da MosaicML, pautada pela transparência e com um histórico de contribuições de código aberto, agregará valor aos nossos clientes enquanto eles navegam pela maior revolução da computação de nosso tempo”, completou.
Atualmente, muitas companhias estão explorando a melhor forma de usar a IA generativa e os LLMs. Consequentemente, líderes estão pensando em como aproveitar essas inovações e, ao mesmo tempo, manter o controle dos recursos mais preciosos: os dados. Tanto empresas quanto executivos querem ser capazes de criar, manter e proteger seus próprios modelos.
A plataforma Lakehouse da Databricks, combinada com a tecnologia da MosaicML, permitirá tudo isso sem altos investimentos. De acordo com a MosaicML, a otimização automática do treinamento de modelos de IA proporciona uma evolução de duas a sete vezes mais rápida em comparação com as abordagens padrão. Combinado com o escalonamento quase linear dos recursos, modelos de bilhões de parâmetros podem ser treinados em horas, em vez de dias. Por meio da união entre a Databricks e a MosaicML, esse treinamento e o uso de LLMs custarão milhares de dólares, e não milhões.
Visão compartilhada
Espera-se que toda a equipe da MosaicML, incluindo o time de pesquisa, se junte à Databricks após a conclusão da transação. Os especialistas em Machine Learning (ML) e redes neurais da empresa adquirida hoje realizam pesquisas pioneiras em IA para melhorar a eficiência do treinamento de modelos generativos. A equipe está por trás de alguns dos modelos de código aberto mais populares e avançados da atualidade, como o MPT-30B, bem como dos algoritmos de treinamento que alimentam os produtos da MosaicML.
A plataforma da MosaicML será dimensionada e integrada ao longo do tempo para oferecer aos clientes uma solução unificada e contínua, na qual os usuários poderão desenvolver, gerenciar e proteger seus modelos de IA generativa. A Databricks e a MosaicML ainda darão aos clientes mais opções para criar seus próprios modelos, treiná-los com dados exclusivos e criar um IP diferenciado para os negócios.
“Na MosaicML, acreditamos em um mundo em que todos têm o poder de criar e treinar seus próprios modelos, incluindo opiniões próprias e diferentes pontos de vista – e unir forças com a Databricks nos ajudará a tornar esse ideal uma realidade”, comentou Naveen Rao, cofundador e CEO da MosaicML. “Criamos a MosaicML para resolver os mais difíceis problemas de engenharia e pesquisa necessários para tornar o treinamento de modelos em grande escala mais acessível a todos. Com a recente onda de IA generativa, essa missão passou a ser o centro da nossa atenção. Com a Databricks, faremos a balança pender a favor de muitos – e faremos isso como pesquisadores que se tornaram empreendedores compartilhando uma missão semelhante. Estamos ansiosos para continuar essa jornada junto com a comunidade de IA”, afirmou.
Serviço
www.databricks.com
Você também pode gostar