Você está gastando mais do que o necessário na nuvem
Como posso ter tanta certeza? Bem, a menos que você esteja entre os 6% que estão conseguindo ficar dentro de seus orçamentos de Nuvem, de acordo com uma nova pesquisa da Veritas Technologies, você está entre os 94% que não estão conseguindo. E não está conseguindo cumprir esse orçamento, mas excedendo em mais de 43%.
Então, parabéns se você faz parte da minoria, mas para a grande maioria de vocês que estão lendo esse artigo, a pergunta é: e agora?
Mas antes de podermos responder a isso, precisamos entender melhor por que você está gastando demais na Nuvem.
Um dos principais motivos é que você provavelmente fez um provisionamento orçamentário incorreto: presumiu que seus provedores de serviços em Nuvem (CSPs) eram responsáveis por gerenciar e proteger seus ativos — seus dados e aplicativos — na Nuvem. Nossa pesquisa descobriu que 99% dos 1.500 tomadores de decisão de TI que entrevistamos tinham essa crença incorreta.
A realidade é que a maioria dos CSPs tem o que é chamado de modelo de responsabilidade compartilhada descrito em seus termos e condições. Eles deixam bem claro que, embora estejam empenhados em garantir a resiliência da Nuvem, você assume a responsabilidade por seus Dados e aplicativos na Nuvem.
Para entender por que esse equívoco leva a gastos excessivos na Nuvem, vamos dar uma olhada nas cinco principais áreas que nossos entrevistados relataram ter custos adicionais ao usar CSPs públicos:
Backup e recuperação
Armazenamento
Acesso a Dados
Saída de Dados /transferência
Desempenho
Quase todas essas são áreas em que um melhor gerenciamento e proteção de Dados na Nuvem podem ajudar a eliminar gastos excessivos. Embora muitos CSPs forneçam alguns recursos para tentar ajudar com essas questões, suas ferramentas são insuficientes, como evidenciado pelo simples fato de que as empresas estão gastando demais nessas áreas.
Se isso não for suficiente para convencê-lo, talvez seja relevante dizer que 76% dos entrevistados concordaram que as ofertas atuais dos CSPs são insuficientes. Isso é particularmente preocupante no caso de backup e recuperação, uma vez que 89% também disseram que suas organizações sofreram ataques de ransomware em seus ambientes de Nuvem, com 53% deles perdendo dados por confiar apenas em ferramentas de backup nativas das plataformas dos CSP.
OK, de volta ao “e agora?” A solução é realmente muito simples:
Aceite a realidade de que você é responsável pelo gerenciamento e proteção de seus dados e aplicações on-premisses e na Nuvem (não deixe de contabilizar todos os CSPs que você está usando em sua infraestrutura multi-Nuvem).
Reconheça que as ferramentas que seus CSPs podem fornecer para gerenciar e proteger seus ativos baseados em Nuvem são insuficientes.
Implemente recursos adequados que não apenas simplificarão o gerenciamento de Dados e melhorarão a proteção de Dados na Nuvem, mas também ajudarão a reduzir seus custos de nuvem em áreas como backup & recuperação e armazenamento, as duas principais causas de gastos excessivos.
Falando em backup, recuperação e armazenamento, vamos usá-los como exemplos específicos para ilustrar apenas uma maneira pela qual um melhor gerenciamento e proteção de dados na nuvem pode ajudar a eliminar gastos excessivos.
Considere os recursos mais robustos de desduplicação e arquivamento de Dados encontrados em ferramentas de gerenciamento de dados de terceiros que podem mover dados elegíveis para arquivamento de forma simples ou até mesmo autônoma – ou excluir Dados redundantes, obsoletos e triviais – para níveis de armazenamento mais econômicos, preferencialmente na mesma plataforma de Nuvem que você já está usando para seus Dados quentes e, sem comprometer a conformidade de dados e os requisitos de governança.
Para encerrar, você provavelmente está colhendo benefícios significativos da Nuvem, mas a pesquisa que apresentei aqui destaca a necessidade de entender melhor o que sua organização está realmente comprando de seus CSPs e a importância de implementar um melhor gerenciamento e proteção de Dados para eliminar gastar demais em áreas-chave.
Por Marcos Tadeu, gerente sênior e engenharia de vendas da Veritas Technologies no Brasil
Você também pode gostar