A Scipopulis, empresa da green4T para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana, firmou contrato com a Prefeitura de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para implementação do Plancity, plataforma que integra e processa dados para auxiliar a gestão pública com insights para a melhoria da administração e o direcionamento de políticas para a cidade. O projeto integra a estratégia do município em atrair investidores privados e monitorar indicadores com o objetivo de obter certificação de Cidade Inteligente.
O processo de transformação inteligente das cidades garante à população local a oportunidade de desfrutar dos benefícios da vida no município, maximizando o impacto dos investimentos públicos em prol das pessoas
A iniciativa voltada à inovação pelo município do Vale do Paraíba com o uso da plataforma da Scipopulis foi iniciada há dois anos como projeto piloto, e resultou agora em um contrato de um ano de duração. “Como principais benefícios para a população, a prefeitura busca ter dados mais claros sobre a cidade, que ajudarão no desenvolvimento socioeconômico do município. Ao longo do contrato, a população também terá acesso, a médio prazo, das informações coletadas e analisadas pelo Plancity”, explica Roberto Speicys, cofundador e CEO da Scipopulis.
Totalmente digital, o Plancity integra, processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um dashboard customizado. A tecnologia permite ao gestor público compreender com precisão todo o ecossistema urbano e, por consequência, como sua cidade funciona, oferecendo, ainda, uma visão de cada bairro ou rua a partir da análise de dados socioeconômicos, censo educacional, indicadores ODS e informações de mobilidade urbana.
O processo de transformação inteligente das cidades garante à população local a oportunidade de desfrutar dos benefícios da vida no município, maximizando o impacto dos investimentos públicos em prol das pessoas. “Por meio dessa análise de dados, a cidade de Pindamonhangaba conseguirá tomar as melhores decisões em benefício do cidadão, como, por exemplo, identificar quais regiões do município demandam diferentes tipos de serviço e, com isso, a prefeitura poderá atrair novos investidores”, afirma Speicys.
Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da cidade de Pindamonhangaba, reforça que o uso da tecnologia pode trazer informações importantes para a população e para o setor privado, dando visibilidade e transparência do papel Executivo sobre a cidade. “Estamos cada vez mais nos posicionando como uma cidade inovadora e inteligente e o Plancity irá nos ajudar no monitoramento de indicadores para tornar Pindamonhangaba a próxima cidade certificada como Cidade Inteligente pela ABNT do interior de São Paulo”, afirma.
Ainda de acordo com o secretário, a ferramenta poderá ser acessada por investidores para facilitar a realização de análises necessárias para a construção de um bom business case, além de disponibilizar acesso a instituições como a Associação Brasileira de Franchising.
Serviço
www.green4t.com
Você também pode gostar