Apesar de perder cada vez mais o interesse do público, o Campeonato Pernambucano ainda tem seus motivos para mexer com a emoção do torcedor. Se não pela competitividade, pelo que pode render para os clubes ao longo das temporadas. Com início marcado para o dia 07 de janeiro, o Estadual deste ano distribuirá vagas para competições importantes do cenário nacional.
Na última segunda-feira (26), a CBF trouxe mudanças em relação à distribuição de vagas para a edição de 2024 do torneio. A entidade acabou com as classificações via ranking nacional de clubes e fortaleceu os estaduais. Oitenta das 92 vagas serão preenchidas pelos campeonatos regionais.
No cenário pernambucano, veja como o Estadual distribuirá vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro.
Copa do Brasil
Com direito a três vagas, Pernambuco, assim como os demais estados, é obrigado a destinar duas delas para o campeão e vice do Estadual que começa em breve. A terceira vaga, no entanto, pode ser distribuída pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) como ela bem entender.
Entretanto, na última segunda-feira (26), o presidente Evandro Carvalho informou à reportagem que esta se dará via ranking nacional, no intuito de evitar que algum clube do Trio de Ferro possa ficar fora do principal mata-mata do País.
O Sport, por exemplo, ficou em quatro lugar na primeira fase da edição de 2022 do Pernambucano e, em seguida, foi eliminado pelo Salgueiro nas quartas. O Leão conseguiu sua vaga via ranking nacional, algo que não valerá a partir de 2024.
Copa do Nordeste
Para a fase principal do Nordestão, o Pernambucano tem direito apenas a uma vaga: a do campeão. Entretanto, diferente da Copa do Brasil, o ranking nacional segue como critério classificatório.
Com isso, o Sport – equipe do Estado melhor rankeada – tem vaga assegurada na fase de grupos, sem se preocupar com o campeonato local, como aconteceu neste ano. Outro representante estadual no torneio regional, o Náutico conseguiu sua participação por ter vencido o Pernambucano.
O Timbu, inclusive, é o segundo time de Pernambuco melhor posicionado no ranking. Ou seja, se não vencer o Estadual, se classifica para a fase de grupos da Copa do Nordeste caso o Sport fique com o título pernambucano. Caso o Rubro-negro não fature a taça, caberá ao Alvirrubro disputar a fase seletiva da Copa do Nordeste.
Para as outras equipes do Pernambucano, a vaga na fase de grupos só será possível em caso de título. Caso contrário, para o Santa Cruz, por exemplo, uma vaga no pré-Nordestão só seria possível caso o Náutico seja o campeão do Estado.
Série D
Com exceção de Sport e Náutico, que irão disputar as séries B e C, respectivamente, os dois melhores colocados na primeira fase do Estadual ficarão com as vagas na Série D de 2024.
Veja também
Sport
Por Copa do Brasil de 2024, Sport não descarta mudanças no planejamento do Pernambucano
Homenagem