Os dois primeiros semifinalistas da Copa do Brasil serão conhecidos nesta quarta (12). Às 19h30, na Arena do Grêmio, o time da casa enfrenta o Bahia. No jogo da ida, na Arena Fonte Nova, as equipes empataram em 1×1. Quem vencer, passa. Novo resultado de igualdade levará a decisão para os pênaltis. Mais tarde, às 21h30, a partida será entre Athletico e Flamengo, na Arena da Baixada. Os cariocas ganharam o encontro da ida, no Maracanã, por 2×1.
Os vencedores de cada confronto jogarão na fase seguinte. A outra semifinal sairá dos ganhadores dos outros dois jogos das quartas. Na quinta (13), o Palmeiras encara o São Paulo, às 20h, no Allianz Parque. Na ida, no Morumbi, o Tricolor ganhou por 1×0. No sábado (15), o Corinthians recebe o América-MG, às 16h30, na Neo Química Arena. A vantagem é dos mineiros, que ganharam por 1×0, na semana passada, na Arena Independência.
Até o fim de semana passada, o Grêmio era, ao lado do Operário-PR, o único invicto como mandante em 2023, nas três principais divisões do futebol brasileiro. A derrota na Série A por 2×0 para o Botafogo, contudo, tirou a marca. Ainda assim, o fator mando de campo segue como trunfo dos gaúchos.
A única vitória dos baianos como visitantes diante do Grêmio foi por 1×0, no Brasileirão de 2019. O técnico do Imortal, à época, também era Renato Gaúcho. Por falar nele, o comandante não confirmou a presença do centroavante uruguaio Luiz Suarez, dúvida por conta de dores no joelho direito.
No lado do Bahia, o meia Cauly, recuperado de lesão, deve ser titular. Em contrapartida, o time não terá o lateral-esquerdo Chavez, suspenso. Ryan será o substituto.O Tricolor de Aço não ganha fora de casa há seis jogos, pouco mais de dois meses, desde o triunfo por 1×0, contra o Vasco, em São Januário.
Menos de um ano após disputarem a final da Libertadores de 2022, no Equador, vencida por 1×0 pelos cariocas, Flamengo e Athletico voltam a jogar por um mata-mata. Para não levar a pior novamente, os paranaenses precisam ganhar por dois gols de diferença ou um para provocar penalidades.
Recuperados de contusão, o zagueiro Léo Pereira e o atacante Gabigol ficam à disposição do técnico Jorge Sampaoli para reforçar o Flamengo. Recém-contratado, Allan está relacionado pela primeira vez. O volante Vidal, por sua vez, está fora justamente por acertar a transferência para o Furacão. Bruno Henrique, com estiramento ligamentar, também não joga pelos cariocas.
O Athletico divulgou recentemente que vendeu todos os ingressos para o confronto. O recorde de público da Arena da Baixada é na conquista da Sul-Americana de 2018 contra o Júnior Barranquilla, com 40.263 torcedores.
Onde assistir?
O jogo entre Athletico e Flamengo terá transmissão do streaming da Amazon Prime, na TV Globo, SporTV e no pay per view do Premiere. Já Grêmio e Bahia será transmitido ao vivo pelo Premiere.
Prováveis escalações de Athletico x Flamengo
Athletico
Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Madson, Fernandinho, Erick e Lucas Esquivel; Vitor Bueno, Canobbio e Vitor Roque.Técnico: Renato Paiva
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia (Allan), Victor Hugo e Everton Ribeiro; Arrascaeta e Pedro (Gabigol). Técnico: Jorge Sampaoli
Prováveis escalações de Grêmio x Bahia
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello e Cristaldo; Suárez (Vina). Técnico: Renato Gaúcho.
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan; Rezende e Acevedo; Ademir, Cauly (Mugni) e Kayky; Everaldo. Técnico: Renato Paiva
Veja também
TÊNIS
Duplas de Luisa Stefani e de Marcelo Melo se despedem de Wimbledon
Futebol