O líder do Mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen (Red Bull), conquistou sua sétima pole position, de dez possíveis, nesta temporada e a quinta consecutiva marcando o melhor tempo no treino classificatório do Grande Prêmio da Inglaterra neste sábado (8) no circuito de Silverstone.
“Foi uma classificação um pouco louca e bastante agitada”, disse Verstappen sobre a sessão que teve condições variáveis com a pista molhada e seca. “Mas mantivemos nossos planos e estou muito feliz por ter conseguido a pole.”
Atrás do bicampeão do mundo, que venceu as últimas cinco corridas disputadas, vão largar dois pilotos da McLaren, do britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, enquanto o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completará a segunda fila no GP de domingo.
O outro piloto da ‘Scuderia’, o espanhol Carlos Sainz, largará do quinto lugar do grid, à frente das Mercedes dos dois britânicos George Russell e do ídolo local Lewis Hamilton.
O tailandês Alex Albon, muito veloz desde o início do fim de semana ao volante de sua Williams, o veterano espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) e o francês Pierre Gasly (Alpine) completaram o Top 10.
O mexicano Sergio Pérez, vice-líder do Mundial de Pilotos com sua Red Bull, voltou a decepcionar ao não conseguir evitar a eliminação no Q1 e vai largar da 16ª posição, o que o obriga a reagir para somar pontos na corrida.
A sessão de classificação começou neste sábado com a pista molhada, mas foi secando ao longo da tarde.
As McLaren se adaptaram muito bem às condições do circuito e Norris esteve muito perto de surpreender e conquistar a pole position, para deleite de dezenas de milhares de torcedores britânicos, mas Verstappen conseguiu o melhor tempo no final.
O holandês buscará no domingo a sexta vitória consecutiva (e a oitava em dez corridas) o que poderá consolidar ainda mais sua liderança do Mundial, em que já tem 81 pontos a mais que o segundo, seu companheiro de equipe Pérez.
— Grid de largada do Grande Prêmio da Inglaterra de F1 de 2023:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
2ª fila:
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
George Russell (GBR/Mercedes)
4ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Alexander Albon (THA/Williams-Mercedes)
5ª fila:
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
6ª fila:
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
7ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
8ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
9ª fila:
Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo-Ferrari)
10ª fila:
Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri-Red Bull)
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Veja também
Futebol
Retrô vence Bahia de Feira e garante liderança do Grupo 4 da Série D
Futebol Internacional