O holandês Max Verstappen (Red Bull), atual bicampeão e líder do Mundial de Fórmula 1, fez a pole position no treino de classificação para o Grande Prêmio do Canadá, realizado sob chuva neste sábado (17), no circuito Gilles Villeneuve (Montreal).
O alemão Nico Hülkenberg (Haas-Ferrari) conseguiu uma surpreendente segunda posição e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) foi o terceiro.
Verstappen, vencedor das últimas três provas da temporada, segue mostrando sua superioridade e chegou à quinta pole position em oito possíveis até aqui.
O holandês também terá uma oportunidade na corrida de domingo de ampliar sua vantagem no campeonato de pilotos sobre seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, que ficou fora do Q3 do treino de classificação e vai largar na 12ª posição.
“Acho que o carro melhorou. Tomamos as decisões corretas, então estou muito feliz por estar na pole”, comemorou Verstappen.
Beneficiado pela chuva, Hülkenberg conseguiu a segunda posição no grid.
“Foi divertido, foi bom. Obviamente isso aconteceu de forma inesperada, mas estou muito feliz e muito orgulhoso”, afirmou o piloto alemão.
Por sua vez, Alonso voltou a mostrar bom desempenho e conseguiu um resultado que lhe permitirá lutar por seu quinto pódio na temporada.
Os britânicos Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, sairão da quarta e quinta posições, respectivamente.
No domingo, espera-se que o tempo em Montreal seja ensolarado e que os pilotos possam correr em pista seca. A corrida começa às 15h (horário de Brasília).
— Grid de largada do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
2ª fila:
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
3ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Veja também
Futebol Internacional
Com dois de Bruno Fernandes, Portugal vence Bósnia nas Eliminatórias da Euro
Futebol