Pular para o conteúdo

Entenda a rivalidade fora de campo entre Sérvia e Suíça, que se enfrentam na Copa do Mundo

  • por


De forma simultânea ao jogo do Brasil contra Camarões nesta sexta-feira (02), às 16h, Sérvia e Suíça vão disputar o jogo mais importante da última rodada do grupo G. Além de valer diretamente uma vaga ao mata-mata, há uma rivalidade entre os sérvios e alguns jogadores suíços, com origens albanesas. Entenda:


Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, da Suíça, marcaram gols na vitória do país por 2×1 perante os sérvios. Na comemoração, fizeram um gesto imitando uma ave. Imagem que rodou o planeta e reviveu uma animosidade histórica.


O símbolo remete à bandeira da Albânia. Ambos os atletas têm pais albaneses, da região de Kosovo, que vieram para a Suíça escapando da perseguição que sofriam de nacionalistas sérvios. Até hoje, os kosovares buscam a independência, algo que a Sérvia é contra.




Os dois jogadores estão no elenco da Suíça na Copa do Catar. Na estreia do Mundial, a Fifa abriu um expediente disciplinar contra a Sérvia por conta de uma provocação no vestiário antes da estreia contra o Brasil.  


Havia um mapa de Kosovo impresso em um pano branco pendurado em dois cabides. A bandeira sérvia e a inscrição “Não haverá rendição” estavam sobrepostas no mapa do Kosovo. A Federação Kosovar de Futebol (FFK) repudiou o ato. 


Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

Veja também

Uruguai decide vaga nas oitavas do Mundial com Gana, que quer vingança por 2010

Copa do Mundo

Uruguai decide vaga nas oitavas do Mundial com Gana, que quer vingança por 2010

Com retorno de Shaqiri, Suíça encara Sérvia em busca da classificação; veja as escalações

Copa do Mundo

Com retorno de Shaqiri, Suíça encara Sérvia em busca da classificação; veja as escalações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *