Jogando no Etihad Stadium, o Manchester City (2º) venceu o Aston Villa (11º) por 3 a 1 neste domingo (12), pela 23ª rodada do Campeonato Inglês, e se aproximou do líder Arsenal, seu próximo adversário.
Com três gols no primeiro tempo, o City não teve dificuldades para construir sua vitória, apesar de o artilheiro norueguês Erling Haaland ter sido substituído no intervalo.
Com 48 pontos, os ‘Citizens’ ficam a três dos ‘Gunners’, que empataram em casa no sábado com o Brentford (1 a 1) e ainda têm um jogo a menos na tabela.
Depois de perder várias chances de pressionar o Arsenal, como na derrota para o Tottenham na semana passada (1 a 0), o time do técnico Pep Guardiola entrou concentrado e abriu o placar logo no minuto 4 com o espanhol Rodri.
Pouco antes do intervalo, o artilheiro Haaland se transformou em garçom e serviu Ilkay Güdogan para fazer o segundo (39′) e Riyad Mahrez marcou de pênalti o terceiro (45’+3).
O atacante norueguês não voltou do vestiário para o segundo tempo, mas sua substituição parece mais uma medida de precaução visando o jogo de quarta-feira com o Arsenal.
“Haaland sofreu uma pancada, sentiu um incômodo”, explicou Guardiola. “Com 3 a 0, não queremos correr riscos. Vamos ver e avaliar nos próximos dias. Se não estiver pronto, jogaremos com outro”.
Apesar do gol de Ollie Watkins para o Villa (61′), o City administrou bem o resultado no segundo tempo e se resguardou para os desafios que tem pela frente na temporada, tanto na Premier League como na Liga dos Campeões da Europa.
Mais cedo, o Manchester United (3º) derrotou Leeds por 2 a 0 para se consolidar na zona de classificação para a Champions.
Com 46 pontos, os ‘Red Devils’ abrem cinco de vantagem sobre o Newastle (4º), que no sábado empatou com o vice-lanterna Bournemouth.
O time do técnico Erik Ten Hag, que dominou a partida, mostrou paciência para abrir o placar só no minuto 80 com o atacante Marcus Rashford, que marcou seu nono gol nas últimas dez rodadas.
Pouco depois, Wout Weghorst encontrou Alejandro Garnacho livre e o jovem de 18 anos ampliou batendo de direita (85′).
Antes de viajar à Espanha para enfrentar o Barcelona na próxima quinta-feira pela Liga Europa, o Manchester United se mostrou sólido e eficaz, apesar das ausências de Casemiro e Christian Eriksen.
A 23ª rodada do Campeonato Inglês termina na segunda-feira, com o clássico entre Liverpool (10º) e Everton (18º) em Anfield.
Veja também
Campeonato Pernambucano
Clássico dos Clássicos fica marcado por polêmicas com arbitragem: “Faltou experiência”
Skate