Desde 2020 os campeões nacionais do ano anterior se enfrantam em jogo único da Supercopa do Brasil. Em 2023, Palmeiras (campeão do Brasileirão) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil) disputarão o título neste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A bola rola às 16h30.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe novamente a competição para o calendário brasileiro e desde então o Flamengo se fez presente em todas as quatro edições. O Rubro-negro carioca é o maior vencedor da competição com dois títulos (2020 e 2021), enquanto que a equipe paulista busca a sua primeira taça. Essa será uma reedição da final de 2021, que após empatarem em 2×2 nos 90 minutos, o Mengão venceu por 6×5 na decisão por pênaltis.
Muitos dos atletas envolvidos nesse último encontro ainda estão em seus respectivos elencos. No Palmeiras, Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Veiga e Rony devem estar presentes novamente no onze inicial. Por outro lado, Gerson (voltando ao clube), Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol estão cotados para serem titulares no Flamengo.
O Verdão viveu uma semana com protestos da torcida contra a diretoria, tendo como alvo principal a presidente Leila Pereira. Os torcedores demandam dos cartolas alviverdes mais contratações depois de verem Gustavo Scarpa e Danilo sido vendidos e não terem chegado nomes para substituírem. No último compromisso palestrino, vitória por 3×1 frente ao Ituano, que ajudou para esfriar os ânimos.
Já no Ninho do Urubu o clima é mais calmo. Durante a semana os cariocas anunciaram as renovações de contrato de Pedro e Léo Pereira. E os torcedores ainda puderam presenciar a volta do zagueiro Rodrigo Caio, pilar de várias conquistas do clube nos últimos anos, retornando aos gramados após seis meses. Nesse jogo o Flamengo empatou por 1×1 contra o Bangu no Cariocão 2023.
Ficha técnica
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.
Flamengo
Santos; Matheuzinho, David Luiz, Fabrício Bruno (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.
Arbitragem: Wilson Pereira Sampaio (FIFA-GO), Bruno Boschilia (FIFA-PR), Bruno Raphael Pires (FIFA-GO), Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF) e Leila Naiara Moreira (FIFA-DF)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Alonso Ferreira (VAR), Helton Nunes (AVAR), Rafael Traci (AVAR2)
Local: Mané Garrincha (Brasília/DF)
Horário: 16h
Transmissão: Globo e SporTV
Veja também
FUTEBOL
Flamengo e Palmeiras: vencedor da Supercopa do Brasil levará R$ 10 milhões para casa
Futebol Internacional