Em um duelo de gigantes desta temporada, o Manchester City venceu o Arsenal por 2×1, nesta sexta-feira (27) pelos 16-avos da final da Copa da Inglaterra, no Etihad Stadium, em Manchester.
O City avançou assim para as oitavas do torneio contra os ‘Gunners‘ que lideram a Premier League, com cinco pontos de vantagem e um jogo a menos que os jogadores comandados por Josep Guardiola.
Com Matt Turner no gol, Rob Holding na defesa, Fabio Vieira no meio e Leandro Trossard estreando no ataque, o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, optou por mudanças para esta partida, enquanto Guardiola escolheu um time titular mais clássico, com Erling Haaland comandando o ataque e a presença de destaques como Kevin De Bruyne, Riyad Mahrez, Jack Grealish e Ilkay Gündogan.
Apesar disso, o Arsenal chegou a ser superior no início da partida, com boas chances de Takehiro Tomiyasu (5) e Trossard (21).
Aos poucos, a tendência começou a mudar, principalmente no segundo tempo, quando o Arsenal ficou sem Thomas Partey, substituído no intervalo.
Os londrinos foram cedendo o controle do jogo ao City, que passou para um esquema 4-4-2 com a entrada de Julián Álvarez no lugar de Mahrez aos 58 minutos.
O argentino tricampeão do mundo mandou a bola na trave, pouco antes de Grealish dar uma assistência para Nathan Aké, cujo chute rasteiro surpreendeu Turner, abrindo o placar (minuto 65).
O Arsenal tentou reagir. Arteta apostou nas jogadas de Oleksandr Zinchenko, Gabriel Martinelli e Martin Odegaard, mas o goleiro reserva do City, Stefan Ortega, se mostrou muito atento e evitou o empate.
Guardiola, o professor, venceu assim a batalha neste jogo contra Arteta, seu excelente aluno e ex-assistente, embora ambos tenham mostrado que a disputa pelo título da Premier League promete ser emocionante.
No campeonato inglês, o duelo entre os dois será no dia 15 de fevereiro, no estádio do Arsenal.
As oitavas de final da Copa da Inglaterra continuam neste fim de semana. O Liverpool visita o Brighton, enquanto o Manchester United recebe o Reading, da segunda divisão.
Veja também
Futebol
Náutico acionará STJD sobre polêmica de substituições em jogo contra o Central
diz jornal