Pular para o conteúdo

Veja clubes que conseguiram vaga no G4 na última rodada da Série D

  • por

Comemorar a vaga no G4 do Grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro na última rodada, tendo que ganhar e secar os rivais. Essa é a meta do Santa Cruz. Difícil, mas não impossível, visto que outros clubes já completaram o desafio desde que o torneio adotou, em 2020, o modelo de chaveamento com oito equipes e 14 rodadas na primeira fase. 




Exemplos não faltam

O primeiro caso foi há três anos, no Grupo 3. Na penúltima rodada, o Atlético Cajazeirense-PB era o quarto, com 16 pontos. O Globo-RN estava em quinto, com 15. Na rodada final, as equipes se enfrentaram, com os potiguares vencendo por 3×0 e tomando a vaga final do G4.

No mesmo ano, na chave 8, a mudança foi dupla. Até a 13ª rodada, o G4 tinha o Novorizontino-SP no topo, com 30, com os gaúchos Pelotas (2º, com 20) e São José (3º, com 20) também na zona, além do Joinville-SC, em quarto, com 19. 

O líder, já classificado, ficou no empate com o Joinville e ajudou a eliminar o Coelho. O Pelotas deixou o G4 ao perder do Marcílio Dias-SC, que estava em quinto, com 18, e terminou em quarto, com 21. Já o Caxias saiu de sexto, com 18, para terceiro, com 21, ao golear o São Caetano por 6×0 e ser beneficiado com os tropeços das equipes acima.

Em 2021, no Grupo 8, o Esportivo-RS ganhou a vaga no G4 na rodada final. Os gaúchos estavam em quinto, com 18, e subiram para terceiro ao golear o Rio Branco-AC por 4×1 e se beneficiaram do empate entre Caxias e Juventus-SC, em 1×1, que jogou os catarinenses para a quinta posição.

Os dois casos mais recentes foram no ano passado. No A2, duas reviravoltas. Até a penúltima rodada, Fluminense-PI (3º) e Castanhal-PA (4º), ambos com 17, estavam no G4. Mas os dois foram superados por Pacajus-CE e Juventude-MA. Cearenses e maranhenses fizeram sua parte ao derrotar 4 de Julho-PI e Fluminense, respectivamente. Aliado a isso, comemoraram o tropeço dos paraenses perante o Moto Club-MA, conseguindo as vagas à próxima fase.

Por fim, um exemplo pernambucano. O Afogados estava em quinto, com 19 pontos, na penúltima rodada, mas terminou no G4 ao massacrar o São Paulo Crystal-PB por 7×0. Além disso, conseguiram a classificação graças ao empate do Icasa, então terceiro, com 21, perante o Globo. Os cearenses ficaram em quinto. 

Cenário de 2023

Em quinto lugar no Grupo 3, com 20 pontos, o Santa Cruz precisa vencer o Iguatu e torcer pelo tropeço de Potiguar (em quarto, com 22) ou Pacajus (terceiro, com 23) para avançar ao mata-mata. O primeiro enfrenta o Nacional-PB, no Frasqueirão, enquanto o segundo visita o Campinense, no Amigão.


 

Veja também

Estreante Panamá quer surpreender Brasil na primeira rodada da Copa feminina

Copa do Mundo

Estreante Panamá quer surpreender Brasil na primeira rodada da Copa feminina

Van der Sar deixa UTI e espera receber alta na próxima semana

Melhora

Van der Sar deixa UTI e espera receber alta na próxima semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *