Em três minutos, o Náutico mudou a história. De “time apático” a “guerreiro”, que buscou uma reação milagrosa. De uma derrota de 3×1 até os 45 do segundo tempo para um empate em 3×3. De fim de fase invicta como visitante para ampliação da mesma, com o quarto jogo seguido sem derrotas fora de casa na Série C do Campeonato Brasileiro. O Ypiranga-RS vacilou – dirão os gaúchos. Mas, nos acréscimos, o Timbu tomou o protagonismo do enredo e levou um ponto suado do Colosso da Lagoa, nesta segunda (10). O Alvirrubro termina em sexto, com 19 pontos, e encara o Figueirense na próxima rodada, sábado, nos Aflitos.
Vacilar diante do vice-artilheiro da Série C é pedir para tomar gol. Aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Danilo deixou a bola passar por baixo dos pés, o atacante Erick Farias teve o campo livre para avançar. Com frieza, o camisa 7 tocou com categoria para vencer Vágner e abrir o placar no Colosso da Lagoa.
O gol do Ypiranga não foi um acidente de percurso ou algo fora da curva. Foi a consequência de uma equipe que era superior. Aos 27, a vantagem foi ampliada. Erick novamente fez o que quis contra Danilo e deu a assistência para Jonathan Ribeiro fazer 2×0.
Curiosamente, no momento de maior fragilidade do Náutico, a equipe conseguiu diminuir. Gol de quem estava sem marcar há quase quatro meses. Após cruzamento de Berguinho, Paul Villero dominou e bateu no canto para reanimar os alvirrubros.
Com Elton e Bryan nas vagas de Danilo e Berguinho, o técnico Fernando Marchiori buscou consertar os erros defensivos e aumentar o ímpeto pelos lados em busca do empate. Mas quem se aproveitou das costas dos laterais foi Jonathan Ribeiro. Foi dele o cruzamento na medida para William Barbio completar de cabeça e anotar o terceiro dos gaúchos.
Dito tudo isso, agora é hora de falar da reação alvirrubra. Bem rápido, assim como foi em campo. Aos 45, Alisson Santos, de fora da área, diminuiu o placar. E, dois minutos depois, Victor Ferraz fez o inimaginável: o gol de empate, que evitou o tropeço dos pernambucanos.
Ficha técnica
Ypiranga-RS 3
Caíque; Lucas Lopes, Heitor, Windson e Ávila (Ivan); Clayton (MV), Lorran e J.Ribeiro; Erick Farias, William Barbio (Tito) e João Pedro (Ralf).Técnico: Luizinho Vieira
Náutico 3
Vágner; Victor Ferraz, Danilo (Elton), Odivan e Rennan Siqueira; Jean Mangabeira, Souza, Berguinho (Bryan) e Eduardo (Alisson Santos); Paul Villero (Matheus Carvalho) e Jael (Jeam). Técnico: Fernando Marchiori
Local: Colosso da Lagoa (Erechim/RS)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES). Assistentes: Pedro Amorim de Freitas e Adilson Gomes de Oliveira (ambos do ES)
Gols: Ericky Farias (aos 16 do 1ºT), J. Pedro (aos 27 do 1ºT), Paul Villero (aos 31 do 1ºT), William Barbio (aos 17 do 2ºT), Alisson (aos 45 do 2ºT) e Victor Ferraz (aos 47 do 2ºT)
Cartões amarelos: Windson, Clayton (Y); Souza, Bryan (N)
Veja também
![Zé Teodoro descarta possibilidade de comandar Santa Cruz após demissão de Felipe Conceição](https://cdn.folhape.com.br/img/c/300/170/dn_arquivo/2023/03/whatsapp-image-2023-03-23-at-153550.jpeg)
Santa Cruz
Zé Teodoro descarta possibilidade de comandar Santa Cruz após demissão de Felipe Conceição
![Marchiori ressalta importância de reservas em reação diante do Ypiranga](https://cdn.folhape.com.br/img/c/300/170/dn_arquivo/2023/07/marchiori-ypiranga.jpg)
Futebol