Dos 19 clubes que o Sport tem pela frente na Série B do Campeonato Brasileiro 2023, nenhum deles traz um sentimento tão ímpar como o Ceará. Toda vitória vale os mesmos três pontos, mas o sabor especial de derrotar o alvinegro vai além da manutenção na parte alta da tabela. Ainda que em competição diferente, os rubro-negros podem dar o troco diante do adversário que, há quase dois meses, levou a melhor na final da Copa do Nordeste. Neste domingo (2), na Ilha do Retiro, o clima é de revanche para os leoninos.
Passado pesa
Sport e Ceará se enfrentaram três vezes em 2023. Todas pelo Nordestão. Foi o Vozão o primeiro clube que derrotou o Leão no ano, por 3×2, no Presidente Vargas, pela fase de grupos do torneio.
Depois, os clubes se encontraram na decisão regional. Os cearenses ganharam por 2×1 no jogo da ida, no Castelão, e perderam por 1×0 na volta, na Ilha do Retiro. O título da Copa do Nordeste foi decidido nas penalidades. O meia Luciano Juba e o atacante Gabriel Santos desperdiçaram as cobranças para o Sport e a taça ficou com o Ceará.
Os jogadores do Sport, contudo, preferem não citar o passado e se apegar ao presente. Quarto colocado, com 28 pontos, o Leão pode terminar no topo da tabela em caso de vitória e tropeço dos times que estão acima, casos de Vitória (3º, com 28), Novorizontino (2º, com 29) e Vila Nova (1º, com 30). O Ceará é o nono, com 21.
“Temos que esquecer o que ficou no passado e focar no acesso. É um jogo importante dentro da nossa casa e a responsabilidade aumenta, pois temos que buscar os três pontos. É um clássico, sabemos das dificuldades, mas temos que estar preparados para sair com a vitória”, enfatizou o lateral-esquerdo Felipinho.
Retorno de titulares
Para o confronto, o Sport deve ter o retorno do meia Luciano Juba e do atacante Vagner Love, vetados do jogo anterior por conta de problemas musculares. O segundo, inclusive, é o atual artilheiro da Série B, com nove gols.
No lado do Ceará, um velho conhecido dos rubro-negros. Após demitir o técnico Eduardo Barroca, os alvinegros anunciaram a chegada de Guto Ferreira, campeão da Copa do Nordeste pelo Vozão em 2020. No Sport, Guto passou pelo clube em 2019, participando da campanha que culminou no acesso à Série A dos pernambucanos.
“Eles estarão energizados com o novo treinador, nova filosofia. Temos de estar preparados para tudo, sabendo marcar e jogar”, afirmou o goleiro Renan.
Ficha técnica
Sport
Renan; Eduardo, Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho; Edinho, Luciano Juba e Vagner Love Técnico: Enderson Moreira.
Ceará
Bruno, Warley, Gabriel Lacerda, Tiago Pagnussat, David Ricardo; Willian Maranhão, Richardson, Chay, Jean Carlos; Erick e Vitor Gabriel. Técnico: Guto Ferreira
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 18h
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ). Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Transmissão: TV Jornal, Premiere FC e SporTV
Veja também
Amistoso
Perto da torcida, Brasil enfrenta Chile em último amistoso antes da Copa do Mundo feminina
Santa Cruz