Confronto de líder contra vice-líder pelo Grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (1º), no Arruda, o Santa Cruz, em segundo, com 18 pontos, encara o Nacional de Patos-PB, no topo da chave, com 21. No primeiro turno, as equipes se encontraram no José Cavalcanti, empatando em 2×2.
Se vencer o Nacional, o Santa Cruz chegará aos 21 pontos. Justamente a média histórica de pontos que as equipes precisam para, no mínimo, terminar no G4 da primeira fase, desde que a Série D adotou o atual formato de disputa, a partir de 2020.
Dos 24 clubes que terminaram em quarto lugar nos recortes das três edições mais recentes, apenas oito precisaram fazer mais de 21 pontos para ficarem na posição. Os que tiveram aproveitamento mais alto foram o Cascavel (Grupo A7 2020) e Azuriz-PR (Grupo A8 2022), ambos com 24 pontos. Por outro lado, o Globo-RN (Grupo A3 2020) e o Caxias (Grupo A8 2021) foram os que fizeram menos pontos, com 18 cada.
O próprio Santa, no ano passado, precisou de menos de 21 pontos para chegar ao mata-mata. Pelo Grupo A4, a equipe terminou em quarto lugar, somando apenas 19. Na edição de 2023, o Tricolor terá pela frente, além do Nacional, embates com Campinense, Potiguar e Iguatu-CE.
Para o confronto, o técnico Felipe Conceição terá os desfalques do goleiro Michael e do volante Pingo, ambos suspensos por conta do cartão vermelho recebido diante do Sousa. O atacante Emerson Galego recebeu o terceiro amarelo e também está fora.
No gol, Geaze deve ser o substituto. Na frente, Miullen, Iago Silva e Chiquinho brigam pela outra vaga. No primeiro turno, Santa e Nacional empataram em 2×2, no José Cavalcanti. Os paraibanos, vale salientar, vêm de três triunfos consecutivos na Série D.
Onde assistir?
O confronto entre Santa Cruz e Nacional-PB será transmitido pelo canal F.Sports TV
Prováveis escalações
Santa Cruz
Geaze; Rhuan Rodrigues, Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinícius; Emerson Souza, Wagninho e Nadson; Lucas Silva, Miullen (Chiquinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição
Nacional
Rodrigo Carvalho; Dadinha, Yuri Mamute, Caio e Arthurzinho; Moreilândia, Bruno Menezes, Trindade e Esquerdinha;Léo Cereja e Kel Baiano.Técnico: Rodrigo Fonseca
Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP). Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Elaise Juliana Santana Ferreira (ambos de PE)
Veja também
Futebol
Renan vê Ceará com mais energia após chegada de Guto Ferreira
Boxe