O Barcelona, que jogou os últimos 30 minutos com dez em campo, segurou o resultado de 1 a 0 em casa contra o Valencia e conseguiu os três pontos, em jogo disputado neste domingo pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, enquanto o Real Madrid não passou de um empate sem gols com o Betis.
Com 62 pontos, o Barça consolida sua liderança, abrindo nove de vantagem sobre o time merengue (2º), que não resistiu à pressão em sua visita ao quinto colocado na tabela.
Por sua vez, o Valencia (19º) se complica na luta contra a queda para a segunda divisão, posição à qual o clube não está acostumado a frequentar.
O time catalão abriu o placar no início do primeiro tempo com Raphinha de cabeça, aproveitando cruzamento de Sergio Busquets (15′).
Na reta final da partida, a expulsão do zagueiro uruguaio Ronald Araújo (58′) complicou a vida do Barça, que minutos antes tinha perdido um pênalti com Ferran Torres (55′) acertando a trave do goleiro Giorgi Mamardashvili.
Com um a menos em campo, os ‘blaugrana’ se fecharam na defesa para segurar o desesperado Valencia, que conquistou apenas três dos últimos 21 pontos em disputa no campeonato.
O Real Madrid foi a Sevilha no último jogo do dia, já sabendo da vitória do Barcelona, e não conseguiu voltar com os três pontos.
O time merengue teve um gol anulado aos 12 minutos de jogo em cobrança de falta de Benzema, com a arbitragem flagrando toque de mão do zagueiro Antonio Rüdiger na trajetória da bola.
O jogo foi movimentado e houve chances para ambos os lados, com o Real Madrid foi salvo em várias ocasiões pela atuação inspirada do goleiro Thibaut Courtois.
“Não, ainda não”, respondeu o técnico madridista, Carlo Ancelotti, quando perguntado se dava como perdido o Campeonato Espanhol. “Pode-se pensar que a vantagem do Barça é grande, mas temos que lutar até o final”.
Na luta pelas competições europeias, o Rayo Vallecano (7º) empatou em 0 a 0 com o Athletic Bilbao (8º), que terminou o jogo com um a menos após a expulsão de Oihan Sancet (90’+3).
No primeiro jogo deste domingo, o Valladolid (14º) saiu da zona de rebaixamento ao derrotar em casa o Espanyol (12º) por 2 a 1.
Iván Sánchez (25′) e Álvaro Aguado (62′) marcaram para os anfitriões, enquanto Martin Braithwaite (87′) descontou para os visitantes.
Veja também
Santa Cruz
Ranielle ressalta jogo “sólido e intenso” do Santa Cruz contra o Sampaio
Copa do Nordeste