O Borussia Dortmund derrotou o Chelsea por 1×0 no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira (15), e conseguiu uma vantagem importante para a segunda partida, em Stamford Bridge, no dia 7 de março.
Em um duelo acirrado no Westfalenstadion, o Dortmund venceu com um gol contra do jovem atacante Karim Adeyemi aos 18 do segundo tempo.
O time alemão, que vem se acertando após um início de temporada muito difícil, recebeu um Chelsea em crise e com meio time novo após a última janela de transferências, com três desses reforços, o argentino Enzo Fernández, o português João Félix e o ucraniano Mykhailo Moudrik no time titular.
Os londrinos começaram ameaçando no contra-ataque e até Thiago Silva marcou aos 16 minutos, mas o árbitro anulou porque o zagueiro brasileiro tocou a bola com a mão.
Minutos depois, foi João Félix, cedido por empréstimo pelo Atlético de Madrid, quem esteve perto de abrir o marcador, primeiro com um chute um para fora aos 31 e depois com uma bola na trave 38 minutos.
O Dortmund, que no primeiro tempo não soube impor o seu domínio em chances claras de gol, exceto em uma jogada do lateral Marius Wolf que um defensor interceptou 18 minutos, melhorou após o intervalo, empurrado pelo apoio incansável dos seus torcedores que, como sempre, lotaram o estádio.
– João Félix sem sorte –
O goleiro espanhol do Chelsea, Kepa Arrizabalaga, se antecipou a um cruzamento perigoso de Julian Brandt no primeiro lance perigoso do time alemão após o intervalo e logo depois os donos da casa finalmente encontraram a brecha na defesa londrina.
Com os zagueiros na área alemã para finalizar um escanteio a favor do Chelsea, a sobra ficou com Karim Adeyemi, sendo Enzo Fernández o único obstáculo nos 60 metros até a baliza adversária.
O argentino não aguentou a corrida contra o jovem atacante alemão (21 anos) e Adeyemi superou Kepa no mano a mano para fazer o primeiro e único gol da partida.
Depois de ficar atrás no marcador, o Chelsea acelerou e esteve muito perto do empate num chute do zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly, tocado pelo goleiro suíço Gregor Kobel e tirado por Emre Can sobre a linha.
Mas o gol não veio e a equipe de Graham Potter tem agora a missão de salvar a temporada daqui a três semanas, em Londres.
Veja também
Futebol
“Dançamos de acordo a música”, diz Dado sobre vitória
Futebol