Pular para o conteúdo

Pelé é homenageado por cartunistas com exposição virtual

  • por

Uma exposição virtual de trabalhos feitos por artistas brasileiros presta homenagem ao ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morto no último dia 29 de dezembro e considerado o maior nome do futebol mundial.


Chamada de Exposição Love – Homenagem ao Rei Pelé, a mostra já está disponível no site e reúne mais de 100 cartuns feitos por artistas como Maurício de Sousa, Aroeira, Ziraldo, Laerte e Jal, entre outros.


Uma das personalidades mais conhecidas, reverenciadas e retratadas no mundo, Pelé reconhecia a proximidade entre o que desempenhava em campo com o mundo da arte.


“Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols. Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante”, escreveu Pelé na abertura do livro Gol de Bico – Brasil nas Copas, de Jal e Gualberto Costa.




Dribles e socos no ar

Nos trabalhos apresentados no site, Pelé é retratado como rei ou dando os seus conhecidos dribles e socos no ar [que era a maneira como o jogador sempre comemorava um gol].


Há também desenhos que o retratam beijando a bola ou no céu, acompanhado por mensagens de agradecimento pelo que ele fez nos campos de futebol. “O Edson se foi, mas o Pelé é eterno”, ilustra um dos cartuns em homenagem ao ex-jogador.


A mostra em homenagem a Pelé continua recebendo trabalhos e não tem data para ser encerrada. “A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão dos brasileiros”, disse o curador da mostra, o cartunista José Alberto Lovetro, o Jal.


O mineiro Edson Arantes do Nascimento morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.


+ Leia nosso especial Rei Pelé

Veja também

Morre aos 86 anos Owen Roizman, diretor de fotografia do "O Exorcista" e "Operação França"

luto

Morre aos 86 anos Owen Roizman, diretor de fotografia do “O Exorcista” e “Operação França”

Morre o artista experimental Michael Snow, aos 94 anos

luto

Morre o artista experimental Michael Snow, aos 94 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *