O impedimento semiautomático será introduzido a partir do final de janeiro na Serie A, a primeira divisão da Itália, anunciou nesta segunda-feira a Federação Italiana de Futebol (FIGC).
Depois de consultas com a Associação de Árbitros (AIA), foi tomada a decisão de recorrer a esta tecnologia, utilizada na Copa do Mundo do Catar, a partir da 20ª rodada do Campeonato Italiano, programada de 27 a 30 de janeiro e que marca o início do segundo turno da competição na temporada 2022-2023, explicou a FIGC em um comunicado.
Depois de vários testes no ano passado e em fevereiro, a “tecnologia semiautomática de impedimento” (SAOT) foi introduzida pela Fifa no Mundial deste ano.
O objetivo da ferramenta é acelerar e dar maior rigor às decisões da arbitragem, permitindo estabelecer a qualquer momento a posição dos jogadores e da bola, sem retirar a avaliação dos árbitros em campo.
Esta tecnologia se soma ao recurso do árbitro de vídeo (VAR), que não conseguiu nos últimos anos acabar com as polêmicas em torno das arbitragens.
Veja também
Copa do Mundo
Milhares de torcedores recebem seleção francesa em Paris depois do vice no Mundial
Vela