Com direito a rede balançando com menos de dez minutos de jogo, Croácia venceu a seleção do Marrocos no Estádio Internacional Khalifa neste sábado (17) e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo do Catar, marcando provável último Mundial de Luka Modric.
O que poderia ter sido uma reprise da partida de estreia de ambas as seleções no Grupo F, um jogo travado e sem criatividade que resultou em 0 x 0, acabou se mostrando o total oposto: as duas equipes determinadas a deixar sua marca no Mundial.
O zagueiro croata Gvardiol balançou a rede com apenas sete minutos de jogo. Mirando em uma conquista histórica, no entanto, os marroquinos empataram dois minutos depois, com gol de Achraf Dari, acabando com a alegria croata por quase todo o primeiro tempo.
O lance decisivo veio na reta final da primeira etapa, aos 42 minutos. Um golaço de peixinho de Orsic garantiu a vitória da Croácia. Na briga de fortes defesas, goleiros e interceptações, a vice-campeã de 2018 conseguiu segurar o resultado na segunda etapa.
Esse é o terceiro pódio dos croatas em um total de seis participações em Copas do Mundo, desde que começaram a entrar em campo como uma nação independente em 1998, já somando mais medalhas do que o Brasil no mesmo recorte de tempo.
Mesmo fora dos três primeiros colocados, os marroquinos ainda têm o que se orgulhar. Foi a melhor campanha de uma seleção africana na história de uma Copa, a primeira a ficar entre o Top 4.
Ficha Técnica
Croácia 2
Livakovic; Stanisic, Sutalo, Gvardiol e Perisic; Modric e Kovacic; Kramaric (Vlasic), Majer (Pasalic) e Orsic; Livaja (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic.
Marrocos 1
Bono; Hakimi, El Yamiq (Amallah), Achraf Dari (Benoun) e Attiat-Allah; Amrabat; Ziyech, Sabiri (Cahir), El Khannouss e Boufal (Zaroury); En-Nesyri. Técnico: Walid Regragui.
Estádio: Al Bayt (Doha, Catar)
Árbitro: Abdulrahman Al Jassim (CAT)
Assistentes: Taleb Al Marri (CAT) e Saoud Ahmed Almaqaleh (CAT)
VAR: Julio Bascunan (CHI)
Gols: Gvardiol, aos 7’ do 1T, e Orsic, aos 42’ do 1T (Croácia); Dari, aos 9’ do 1T (Marrocos)
Cartões amarelos: Amallah (Marrocos)
Veja também
Copa do Mundo 2022
Em final de contrato, Deschamps se declara “a serviço da seleção francesa”
Copa do Mundo 2022