De acordo com o portal UOL, a Fifa está cogitando manter o formato com quatro seleções por grupo para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A única mudança seria na quantidade de grupos, saindo de oito (atual modelo, com quatro representantes em cada chave, totalizando 32) para 12. A sugestão veio em discussões na cúpula da entidade por causa do sucesso da primeira fase no Mundial do Catar.
Outro formato cogitado para a Copa de 2026 é a divisão de 16 grupos com três seleções cada. Nesse cenário, porém, os jogos finais, a depender do resultados iniciais, poderiam provocar algumas combinações entre as equipes, buscando um empate, por exemplo.
Há também uma dúvida sobre quantas seleções passariam para o mata-mata. Inicialmente, a ideia era colocar 32, mas não se descarta deixar apenas 16 vagas, partindo como é atualmente, das oitavas de final em diante. Em relação ao número de jogos, a Copa deve ter mais do que os atuais 64 confrontos, ficando provavelmente entre 80 a 88.
Veja também
Copa do Mundo
A Copa do Mundo ‘começa de verdade amanhã’, diz Van Gaal
Futebol