Acabou a margem de erro, a gordura para queimar. Quem perder cai fora. Empatou? Prorrogação. E se persistir? Penalidades. Só a vitória interessa. Metade foi embora, metade permanece. Agora, começa uma “nova” Copa do Mundo: a do mata-mata. Com os resultados desta sexta (2), as oitavas de final foram definidas. Zebras e favoritos. Campeões mundiais e seleções que sonham com a inédita conquista. É tudo ou nada no Catar.
Os jogos das oitavas de final começam neste sábado (3). No Khalifa, às 12h, jogam Holanda (1ª do Grupo A) e Estados Unidos (2ª do B). Confronto que terá um trio de arbitragem brasileiro. Wilton Sampaio vai comandar a partida, auxiliado pelos assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires. Com uma lesão pélvica, o meia norte-americano Pulisic é dúvida para o confronto. Os holandeses, por outro lado, estão preocupados com um surto de gripe que pode provocar desfalques no time.
Campeãs em campo
Mais tarde, às 16h, no Ahmad Bin Ali, a Argentina (1º do C) encara a Austrália (2º do D). O técnico argentino Scaloni não deu pistas da escalação, principalmente por conta da dúvida envolvendo o meia Di Maria, com dores musculares. Além disso, rechaçou qualquer clima de favoritismo. “É futebol, são 11 contra 11. É preciso jogar”.
Domingo, no Al Thumama, às 12h, a França (1º do D) pega a Polônia (2º do C). Atuais campeões da Copa, os franceses são favoritos no confronto, mas estão atentos a um fator. Se o jogo terminar empatado após a prorrogação, a vaga para as quartas será definida nas penalidades. Do lado polonês, Szczesny já defendeu duas no torneio, contra Arábia Saudita e Argentina – cobrança essa de Messi. “Nós vimos que o goleiro deles é bom nos pênaltis, mas não nos impressiona. Vamos focar em nós mesmos”, disse o zagueiro francês Saliba.
Completando o fim de semana, às 16h, jogam Inglaterra (1º do B) contra Senegal (2º do A), no Al Bayt. Os ingleses devem manter o ataque formado por Harry Kane, Rashford e Foden – os dois últimos ganharam as vagas de Saka e Sterling. Outro destaque inglês é o meia Bellingham. Senegal também um trio ofensivo que pretende dar trabalho aos europeus, formado por Sarr, Gueye e Ndiaye.
Outros quatro jogos completam as oitavas. Na segunda, embates entre Japão (1º do E) e Croácia (2º do F), às 12h, no Al Janoub, e Brasil (1º do G) e Coreia do Sul (2º do H), às 16h, no estádio 974. Na terça, o complemento da fase terá Marrocos (1º do F) x Espanha (2º do E), às 12h, na Cidade da Educação, e Portugal (1º do H) x Suíça, (2º do G) às 16h, em Lusail.
Surpresas no Catar
As classificações de Austrália, Japão, Marrocos e Coreia do Sul foram os pontos surpreendentes no Catar. No caso do time da Oceania, a vaga veio depois de começar sendo goleado pela França por 4×1. Com dois triunfos por 1×0 contra Tunísia e Dinamarca, a seleção avançou ao mata-mata pela segunda vez na história.
A surpresa quanto ao Japão gira mais em torno da chave em que estava. A seleção tirou a vaga da Alemanha, cotada para se classificar ao lado da Espanha. Os japoneses querem agora chegar às quartas de final, feito ainda inédito. Marrocos voltou à fase de oitavas de final, etapa que não alcançava desde a Copa de 1986. Foi líder do seu grupo, tirando a Bélgica, terceira colocada no Mundial de 2018. Por fim, a Coreia do Sul ficou à frente do Uruguai, bicampeão mundial, e agora terá o Brasil pela frente.
Veja como ficaram os confrontos das oitavas de final
Sábado (03/12)
Holanda x Estados Unidos
12h – Estádio Khalifa
Argentina x Austrália
16h – Estádio Ahmad Bin Ali
Domingo (04/12)
França x Polônia
12h – Estádio Al Thumama
Inglaterra x Senegal
16h – Estádio Al Bayt
Segunda-feira (05/12)
12h – Japão x Croácia
Estádio Al Janoub
Brasil x Coreia do Sul (16h)
16h – Estádio 974
Terça-feira (06/12)
Marrocos x Espanha
12h – Estádio Education City, Al Rayyan
Portugal x Suíça
16h – Estádio Lusail, Lusail
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
Veja também
Copa do Mundo 2022
“Toque de atenção”, diz Daniel Alves sobre derrota para Camarões
Copa do Mundo 2022