Em uma Copa do Mundo recheada de “zebras”, nem o Brasil escapou. Desperdiçando muitas chances, a Seleção foi penalizada no final com um gol de Aboubakar, que decretou a vitória de Camarões por 1×0, em Lusail, pela terceira rodada do Grupo G. Ainda assim, o resultado manteve o País na liderança da chave, com seis pontos – mesma pontuação da Suíça, que venceu a Sérvia por 3×2, mas em desvantagem no saldo de gols para a equipe verde-amarela. Nas oitavas, os comandados do técnico Tite encaram a Coreia do Sul, segunda (5), às 16h, no estádio 974.
Com um time completamente reserva, o Brasil começou explorando mais o lado direito, com um Antony buscando jogo a todo o momento. Algo que normalmente ocorre na zona oposta, quando Vinícius Júnior atua pela esquerda. Já Camarões passou os primeiros minutos tentando lançamentos nas costas de Daniel Alves.
Quando Gabriel Martinelli passou a ser mais acionado pela esquerda, o grito de gol ficou mais próximo. O atacante do Arsenal quase marcou de cabeça, após cruzamento de Fred. Depois em jogada individual, ele cruzou rasteiro e Jesus quase completou.
Nos momentos em que Rodrygo teve espaço para arrancar pelo meio, a Seleção conseguiu amarelar dois jogadores de Camarões. Os africanos, por sinal, não economizaram nas faltas duras, gerando reclamação dos brasileiros.
Susto na primeira
O Brasil manteve inicialmente a consistência defensiva com Bremer e Militão – no fim da partida, esse cenário mudaria. Um dos principais pontos positivos no primeiro tempo foi a rapidez com que a Seleção recuperava a posse de bola. Dito isso, na primeira vez que uma equipe finalizou contra o Brasil, Éderson precisou fazer uma grande defesa. A cabeçada de Mbeumo tinha endereço certo, mas o goleiro manteve o 0x0 até o intervalo.
Logo no início da segunda etapa, as lesões voltaram a assombrar o Brasil. Em uma trombada após escanteio, Alex Telles sentiu dores no joelho e foi substituído por Marquinhos. Bruno Guimarães e Everton Ribeiro também entraram nas vagas de Rodrygo e Fred.
Epassy trabalhando
Em menos de 15 minutos, o goleiro Epassy precisou fazer três boas defesas para evitar o gol brasileiro. A melhor delas em chute de Martinelli. Para aumentar a presença na área, Tite também acionou Pedro no lugar de Gabriel Jesus.
As mudanças tiraram um pouco da configuração do time. Por diversas vezes, o preciosismo na conclusão das jogadas fez o Brasil rodar de mais a bola e desperdiçar boas chances de finalização. Camarões, por outro lado, arriscava sempre que tinha algum espaço aberto.
Ninguém 100%
Desde 1998, o Brasil não perdia um jogo de primeira fase de Copa do Mundo. Se ganhasse de Camarões, seria o único no Catar com 100% de aproveitamento. Faltou combinar isso com os camaroneses. Aos 46 do segundo tempo, Mbekeli recebeu pela direita e cruzou na medida para Aboubakar cabecear no contrapé de Ederson. Gol da vitória africana. Na comemoração, o atacante foi expulso.
Nos minutos finais, por pouco o Brasil não ficou com o segundo lugar. Bastava mais um gol no jogo da Suíça, que vencia por 3×2 a Sérvia, para a Seleção perder a liderança. Ao menos essa frustração não aconteceu. Mas o gosto amargo pela derrota estava estampado na cara dos atletas e da torcida.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
Ficha técnica
Brasil 0
Ederson; Daniel Alves, Bremer, Eder Militão e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Everton Ribeiro); Antony, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite
Camarões 1
Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Kunde (Ntcham), Anguissa e Ngamaleu (Mbekeli); Mbeumo (Ekambi), Choupo-Moting e Aboubakar. Técnico: Rigobert Song
Local: Lusail (Doha/CAT)
Árbitro: Ismail Elfath (USA). Assistentes: Kyle Atkins (USA) e Corey Parker (USA)
Alejandro Hernandez Hernandez (ESP)
Gols: Aboubakar (aos 46 do 2ºT)
Cartões amarelos: Eder Militão, Bruno Guimarães (B); Tolo, Kunde, Fai, Aboubakar (C)
Cartão vermelho: Aboubakar (C)
Veja também
Copa do Mundo 2022
“Toque de atenção”, diz Daniel Alves sobre derrota para Camarões
Copa do Mundo 2022