Pular para o conteúdo

Moradia do futuro | Ela surpreendeu a todos quando revelou que comprou uma casa impressa em 3D!

  • por

Comprar uma casa nova, apesar de ser um verdadeiro feito para muitas pessoas, especialemnte nos dias atuais, não representa uma grande novidade. Tecnicamente, qualquer um pode comprar uma casa, basta ter dinheiro para isso! Mas então, por que essa mulher teria chamado tanto a atenção da internet ao comprar sua casa nova?

Dani Glaeze não comprou qualquer casa. Ela tornou-se proprietária de uma casa que não soa nada menos do que saída dos filmes de ficção. Dani é dona de uma casa que foi impressa por uma impressora 3D!

A impressão 3D está se tornando algo cada vez mais popular, especialmente para quem trabalha com design, mas é possível imprimir de um tudo com elas. Claramente, estou falando das impressoras voltadas ao consumidor comum, mas existem impressoras 3D tão grandes que são capazes de imprimir uma casa inteira.



Diferentemente de suas versões caseiras, estas máquinas do futuro não utilizam plástico, mas uma versão própria de concreto que é impresso camada após camada para formar o esqueleto da casa. O isolamento térmico já é feito nesta etapa. Os demais itens da estrutura, como a parte elétrica, portas e janelas, etc, são adicionados posteriormente.

Dani chamou a atenção de todos nas redes sociais ao postar os prós e contras de sua casa nova, que faz parte de um projeto de residências impressas em 3D, no Texas, Estados Unidos, onde reside.

As diferenças para uma casa comum já começam pelas próprias paredes. Por serem impressas em camadas, as paredes ficam com essa textura rugosa, mas Dani acha que isso dá personalidade ao projeto. Outra curiosidade sobre a estrutura é que não há cantos nem ângulos retos, apenas curvas.

Dani não quis pintar suas paredes e para dar cor a elas ela usa apenas iluminação, o que não é uma ideia tão ruim, mas talvez um pouco cara do ponto de vista do custo energético.

Falando em custos, quanto será que custa comprar uma casa impressa em 3D? Dani explica que os projetos variam entre $400.000 e $600.000 dólares. Tendo em mente que o custo médio de uma casa comum para uma família pequena, nos Estados Unidos, pode, não raramente, girar em torno de 1 milhão de dólares, o valor não é tão absurdo. A casa de Dani, por exemplo, possui 4 quartos e 3 banheiros.

Mas nem tudo são flores. Dani admite que alguns problemas a incomodam como o eco constante e a dificuldade que ter uma rede wifi decente em casa, pois o sinal não consegue atravessar a casa muito bem, então, ela precisa instalar repetidores de sinal.

Se o investimento valerá a pena ou não, só o tempo dirá, mas, de qualquer forma ainda é algo que chama muito a curiosidade de todos e que pode vir a se tornar uma boa solução para criar casas que causem um impacto ambiental menor, de sua fundação até à maneira como venham a interagir com a natureza ao redor.

O vídeo abaixo mostra como pode ser o interior de uma casa impressa em 3D.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *